quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Paciente Inglês

de Michael Ondaatje (Editora 34)

Paciente Inglês conta a história de uma enfermeira que durante a Segunda Guerra Mundial pede para ser deixada em uma villa na Itália, junto com um paciente que sofreu graves queimaduras e que não lembra quem é. Os dois vivem assim, numa rotina que é rapidamente estabelecida, o Paciente indica livros que a enfermeira lê para ele, ela dá sua dose de morfina ele conta histórias anteriores à guerra. Este costume só é rompido com a chegada de um conhecido da enferimeira, soldado liberado após o fim da guerra. Logo depois junta-se ao estranho ambiente Kip, um sapador (desarmador de bombas e minas).
O Paciente passa  a contar eventos de sua vida antes da guerra, um caso que teve com a esposa do melhor amigo, uma mulher que amava e que correspondia seu amor. O soldado acha que o reconhece como uma espião triplo hungaro, um conde chamado Andrassy.
O livro demora a acontecer, por muitas vezes pensei em desistir da leitura porque ela se arrastava. Eu lia, e as páginas passavam lentamente, parecia que nunca teria fim, mas antes do meio do livro a história passa a ser muito interessante, dá mais e mais vontade de conhecer, de saber o que vai acontecer a seguir.
Ainda não vi o filme, mas todas as críticas são favoráveis, a direção do Anthony Mingella, a trilha sonora de Gabriel Yared, e as atuações de Ralph Fiennes e Juliet Binoche depõem a favor. Ouvi dizer, que o filme é muito belo, mas também demora a acontecer, e segundo as críticas corresponde ao livro em qualidade, já que a literatura de Ondaatje é poética.

Confira o trailer:

7 comentários:

Juh Sutti disse...

Eu tenho esse livro e preciso ler! So que a pilha esta imensaaaaa.
Otima resenha
beijoos
Livros e blablabla

Paola Severo disse...

A pilha sempre está imensa ;) Obrigada, que bom que gostou.

Dani Haendchen disse...

Paola, este livro está na listinha 2011. Quero assistir ao filme também!

Beijos e bom fim de semana!

Paola Severo disse...

Também estou para assitir o filme, mas tenho que achar tempo!

Kelly Marques disse...

O livro está na minha pilha de leitura e acho que vou acabar lendo logo, pois comprei o filme também e estou louca pra assistir.
Beijos!

Lilian disse...

Quando esse livro foi lançado, eu tinha uns 15 anos e fiquei morrendo de vontade de ler, mas como eu não trabalhava não podia comprar e minha mãe não achava que romances são recomendáveis para adolescentes, então fiquei sem ler. Mas recentemente me lembrei dele, acho que vou fazer uam forcinha e passa-lo na frente da minha pilha...
Parabens, o blog está muito bonito, a escrita tambem está muito boa.

Paola Severo disse...

Eu ainda não vi o filme, mas o livro é incrível!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena