quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Para Fugir dos Best Sellers

Os clássicos são obrigatórios, mas há muitos livros maravilhosos e escritos por grandes escritos que também merecem nossa atenção, e principalmente, nossa leitura.  A cada dia percebo mais e mais que o pessoal (principalmente essa gurizada nova) se interessa só pelo que vende mais, só pelo que é sucesso hoje, mas há livros muito antigos que são igualmente bons. 
Cada um dos 30 livros selecionados possuem a proporção mínima necessária para uma nova maneira de entender o mundo.

1. Sidarta por Hermann Hesse - Uma história poderosa sobre a importância das experiências enfrentadas na vida e uma aproximação e entendimento da realidade e o caminho para atingir a iluminação.

2. 1984 por George Orwell - 1984 ainda possui uma grande importância quase que 60 anos depois que foi escrito em 1949. É famoso pela sua visão assustadora de um governo que sabe tudo e que usa técnicas de vigilância 24/7 para manipular todos os cidadãos de uma população.

3. O Sol é para Todos por Harper Lee - A história abrange os problemas raciais e econômicos do Sul dos Estados Unidos na década de 30 onde um homem negro é acusado de estuprar e abusar de uma menina branca. É um conto que passa uma mensagem profunda sobre a luta pela justiça e o preconceito.

4. Laranja Mecânica por Anthony Burgess - Uma visão apocalíptica de uma cultura jovem e insana com foco na vida de um jovem perturbado. Essa história irá quebrar todos seus paradigmas, deixando você sem fôlego, assustado e preocupado.

5. Por Quem os Sinos Dobram por Ernest Hemingway - Uma curta e poderosa contemplação sobre a morte, ideologia e a incrível brutalidade da guerra.

6. Guerra e Paz por Leo Tolstoy - Essa obra-prima é tão incrível que até Tolstoy disse que não poderia ser classificada como um romance normal. A história se dá na sociedade russa durante a Era de Napoleão, acompanhando os personagens Andrei, Pierre e Natasha... e a maneira trágica e imprevista em que suas vidas se interconectam.

7. Os Direitos do Homem por Tom Paine - Escrito durante a era da Revolução Francesa, esse livro foi um dos primeiros a introduzir o conceito de direitos humanos no ponto de vista da democracia.

8. O Contrato Social por Jean-Jacques Rosseau - Uma citação famosa desse livro diz "O homem nasce livre e a sociedade o corrompe". Isso resume a posição inicial do livro e a importância dos direitos humanos individuais dentro da sociedade.

9. Cem anos de Solidão por Gabriel García Márquez - Esse romance não possui uma trama se interpretarmos esse conceito de uma na maneira convencional, ao invés disso, usa diversas narrativas para retratar uma mensagem clara sobre a importância de relembrarmos nossa história cultural. (Já li e amei!)

10. A Origem das Espécies por Charles Darwin - Poucos livros tiveram um impacto tão significante na maneira como a sociedade enxerga o mundo e a criação da humanidade. (Leia e a professora de Biologia vai ser sua fã - eu comprovo!)

11. A Sabedoria do Deserto por Thomas Merton - Uma coleção de pensamentos, meditações e reflexões sobre como vida é ao viver simples e puramente.

12. O Ponto de Desiquilíbrio de Malcom Gladwell - Gladwell olha como uma pequena idéia, ou um conceito de produto pode espalhar-se como um vírus e despertar mudanças sociológicas globais. Especificamente, ele analisa "os níveis em que os momentos de mudança tornam-se imparáveis".

13. O Vento nos Salgueiros por Kenneth Graham - Um dos melhores livros para crianças já escritos; esse pequeno romance irá ajudá-lo a apreciar os simples prazeres da vida. É notável por suas misturas com misticismo, aventura, moralidade e camaradagem.

14. A Arte da Guerra por Sun Tzu - Um dos mais velhos livros sobre estratégia militar no mundo. É o maior sucesso em matéria de mecânica de estratégias e táticas para negócios. (Pensa em um livro antigo, e útil)

15. O Senhor dos Anéis por J.R.R. Tolkien - Uma das maiores histórias fictícias já contadas, e uma das populares e influenciadoras da literuatura do século XX. Assim que você pegar o primeiro livro, irá ler todos os outros. (Amo *-*)

16. David Copperfield por Charles Dickens - Esse é um conto sobre atingir e manter um coração disciplinado e como isso se relaciona com uma vida emocional e moral. Dickens diz que nós devemos aprender a ir contra "o primeiro impulso errado do coração indisciplinado".

17. Quatro Quartetos de T.S. Eliot - Provavelmente a mais sábia prosa poética de todos os tempos. Foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial e é completamente relevante aos dias de hoje.

18. Catch-22 por Joseh Heller - Esse livro que foi auto-intitulado pelo termo "catch-22" que é muito utilizado nos diálogos entre veteranos americanos até hoje em dia. A história possui uma mensagem clara: o que é comumemente aceito como bom, pode ser mal... o que é sensível, é nonsense. É um dos grandes trabalhos literários do século XX. Leia-o.

19. O Grande Gatsby por F. Scott Fitzgeral - Situado na Era do Jazz entre a década de 20, esse livro desvenda uma história sobre o ambicioso sonho americano. Especificamente, o leitor aprende que poucos bons amigos são mais importantes do que zilhões de pertences, e que a loucura criada pelo desejo de ter algo é mais valiosa do que realmentne tê-lo.

20. O Apanhador no Campor de Centeio por J.D. Salinger - Esse romance é um ícone que representa fielmente os altos e baixos da angústia dos adolescentes. Serve muito bem como uma lembrança da mentalidade dos jovens.

21. Crime e Castigo por Fyodor Dostoyevisky - Um romance sobre um jovem que mora na pobreza que sucumbe criminalmente ao seu desejo por dinheiro, envolvendo todo o impacto psicológico que isso causa nele e nas pessoas mais próximas.

22. O Princípe por Niccolo Machiavelli - Esse livro descreve situações de poder e estadismo. Para conseguir melhorias, influência e autoridade sobre outros.

23. Walden por Henry David Thoreau - Thoreau gastou 2 anos, 2 meses e 2 dias escrevendo esse livro um uma cabine isolada próxima aos banco Walden Pond em Concord, Massachussets. É uma história sobre ser realmente livre das pressões da sociedade. O livro fala por si mesmo "Eu fui para a floresta porque queria viver deliberadamente à frente dos fatos essenciais da vida e ver se eu poderia aprender o que ela tem a me ensinar, caso contrário, eu morreria e teria descoberto que não vivi". (Um dos melhores que já li)

24. A República por Platão - Uma obra emocionante e duradoura da filosofia sobre como a vida deve ser vivida, justiça deve ser servida, e como líderes devem conduzir. Ele também dá ao leitor uma compreensão fundamental da teoria política ocidental.

25. Lolita – Este é o tipo de livro que abre a sua mente para os sentimentos contraditórios de vida, amor e corrupção ... e faz com que você questione profundamente as suas próprias percepções.

26. A Arte de Fazer Acontecer por David Allen - O guia fundamental para você organizar a sua vida fazendo as coisas acontecerem.

27. Como fazer amigos e influenciar pessoas por Dale Carnegie - Esse é papai de todos os livros de auto-desenvolvimento. É um guia fácil, compreensivo para ganhar pessoas para o seu lado de pensar seja no mundo dos negócios ou em relacionamentos pessoais.

28. O Senhor das Moscas por William Gloding - Uma poderosa e alarmente visão sobre um ambiente sem leis, onde a compaixão humana é substituída por um instinto animal e anárquico.

29. As Vinhas da Ira por John Steinbeck - Um conto tocante sobre a sobrevivência de famílias deslocadas pela procura de emprego em uma nação presa na Grande Depressão.

30. O Mestre e Margarida por Mihail Bulgakov - Essa obra-prima anti-comunista é um romance sobre o confronto entre o bem e o mal. O autor começa revelando assuntos como ganância, corrpução e decepção e as relaciona com a natureza humana.

Fonte: Muito Legal

3 comentários:

Niii disse...

Defendo totalmente a leitura de clássico p/ ser verdadiramente leitor!


Bjs


Nii
Faz Parte...

Lia disse...

Oi, Paola
Vc tem razao; hj em dia todo mundo so quer saber de ler livro facil...essa lista tem muito livro bom!

Paola Severo disse...

Obrigada meninas, é que tem muita gente que só lê os que tão na lista dos dez mais vendidos, mas e os clássicos?

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena