quarta-feira, 16 de março de 2011

Incendiário

de Chris Cleeve (Editora Nova Fronteira)

Incendiário é um livro sobre o terrorismo. Como se fosse só isso. 
A história é contada por uma personagem mulher, cujo nome não descobrimos, que está escrevendo uma carta para Osama Bin Laden. O livro é esta carta onde ela conta a ele (e aos leitores) como ele mudou sua vida explodindo o estádio onde seu marido e seu filhinho estavam.
Durante o desenvolvimento da obra (muito similar em qualidade à "A Pequena Abelha", do mesmo autor) vamos entrando na vida desta dona de casa inglesa de classe-média, e conhecemos sua vida antes e depois da tragédia. As decisões que ela vai tomando com o passar do tempo são tão contraditórias, mas parecem fazer sentido na sua própria cabeça. Sua solidão, e a dificuldade de lidar com a sua perda tão recente, e tão devastadora, seus questionamentos durante o luto.
Entramos numa fictícia Londres tomada pelo pavor de novos ataques terroristas, apavorados pela imagens do ataque ocorrido e a lembrança de todas as vítimas deste crime.  Mas não há lados, o Oriente não é mostrado como o vilão, o que existe é apenas o questionamento das relações entre o Islã e o ocidente.
Chris Cleave é um dos melhores autores que já tive a oportunidade de ler, os dois livros dele que li provam a sua capacidade de assumir a personalidade feminina de duas personagens muito fortes e frágeis ao mesmo tempo. Em Pequena Abelha a menina africana, em Incendiário a mulher inglesa. Dois lados tão opostos que são desenvolvidos com total maestria, por este que eu acredito que é um dos melhores escritores da atualidade. Sua maneira de mostrar assuntos contemporâneos e tão debatidos que já estão gastos, por uma perspectiva totalmente diferente é surpreendente.
O filme homônimo baseado na obra é de 2008, foi dirigido por Sharon Maguire (de O Diário de Bridget Jones) e tem no elenco Michelle Williams como a protagonista, e Ewan McGregor e Matthew MacFadyen. Ainda não assisti o filme, então não vou fazer meu comparativo quanto às semelhanças ou disparidades entre um e outro, mas ouvi dizer que o filme é muito bom. E o livro, com certeza vale a pena ler.



1 comentários:

Niii disse...

Medo total da temática Paulinha! sério! haha
Fiquei curiosa com o filme, confesso!

bjocas

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena