quarta-feira, 18 de maio de 2011

Músicas famosas (ou não) inspiradas em livros

Não deveria ser nenhuma surpresa que, como álcool e literatura, música e literatura são uma combinação feita no céu. Melhor ainda é quando um artista escreve uma canção em resposta a um trabalho literário que esteve lendo. Eis alguns exemplos:
Misty Mountain Hop de Led Zeppelin em Led Zeppelin IV

Misty Mountain Hop foi inspirada na trilogia O Senhor dos Anéis de Tolkien. Aliás, outras canções desse mesmo álbum foram também inspiradas nesta trilogia, incluindo The Battle of Evermore, inspirada na Batalha de Pelennor Fields, e também Ramble On.

 
All I Wanna Do de Sheryl Crow em Tuesday Night Music Club

A letra de All I Wanna Do veio do poema Fun (Diversão) escrito por Wyn Cooper e está incluído em seu trabalho The Country of Here Below.

 
Sympathy for the Devil dos The Rolling Stones em Beggars Banquet

Os Rolling Stones basearam Sympathy for the Devil na obra-prima O Mestre e Margarida de Mikhail Bulgakov,. O livro tem muitas tramas, que são centradas numa visita do diabo a Moscou do final dos anos 20.

 
Clocks do Coldplay em A Rush of Blood to the Head

Clocks foi inspirada na obra Willian Tell do dramaturgo alemão Friedrich Schiller. (um fato inusitado: Hitler adorava William Tell, até mesmo citou partes em Mein Kampf).

 
Don’t Stand So Close to Me de The Police em Zenyatta Mondatta

O notório trabalho de Vladimir Nabokov, Lolita, foi a inspiração dessa música. Lolita conta a estória de um professor que se apaixona por uma menina e que acaba se colocando em uma situação delicada ao colocar o seu desejo em prática – exatamente como na letra de “Don’t Stand So Close To Me”. Sting (para quem não sabe, foi professor antes de se tornar músico) se apressou em avisar: Essa música não é autobiográfica!

 
The Call of Ktulu de Metallica em Ride the Lightning

Baseada em Call of Cthulh, que é um conto de horror do escritor norte-americano H. P. Lovecraft, contando a história de um ser extraterrestre e dos “antigos” que na mitologia “craftiana” seriam criaturas cósmicas, que teriam vindo à Terra antes desta abrigar a vida. Surpreendentemente inspirou um grande número de músicas, incluindo esta versão do Metallica.

 
O album Animals do Pink Floyd

O clássico de George Orwell, Revolução dos Bichos, foi a inspiração para todo o álbum.
Ao longo das três músicas principais, todas elas com mais de 10 minutos de duração Roger Waters equivale os humanos a cada uma das três espécies de animais: cães (Dogs), porcos (Pigs), ou carneiros (Sheep). Os cães são usados para representar os homens de negócios megalomaníacos que acabam por serem arrastados pela própria pedra que atiraram. Os porcos representam os políticos corruptos e os moralistas (com referências directas a Margaret Thatcher e a Mary Whitehouse). Os que não se enquadram nestas duas categorias são carneiros, que sem pensamento próprio, cegamente seguem um líder.

 
To Tame a Land de Iron Maiden em Piece of Mind
To Tame a Land foi baseado na obra-prima de ficção científica de Frank Herbet, Duna. Aliás, Iron Maiden é uma banda muito literária: eles escreveram canções inspiradas  em diversos livros, incluindo O Fantasma da Ópera, O Nome da Rosa, Senhor das Moscas, e poesia clássica de autores como Alfred, Lord Tennyson e Samuel Taylor Coleridge.

 
The Fool on the Hill dos The Beatles em Magical Mystery Tour

The Beatles conseguiram sua inspiração para esta canção no clássico de Henry Fielding, Tom Jones, considerado por muitos o primeiro romance moderno.

 
O album Haunted de POE

Poe é uma cantora / compositora americano. Foi inspirado no livro House of Leaves (Casa de Folhas) de Mark Z. Danielewski, que é seu irmão, e basicamente apresenta uma história de terror conturbada e que intriga a mente de quem a lê. O álbum inteiro de Poe foi baseado neste livro. Apenas não o escute se você possui cantos e corredores desconhecidos na sua casa.
 
Alguém lembrou mais alguma música?


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena