quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma Real Leitora

de Alan Bennet (Editora Record)

A história contada por Bennet sepassa no palácio de Buckingham, na Inglaterra. É a história, fictícia é claro, da descoberta da Rainha Elizabeth II de sua paixão pelos livros. Enquanto passeava com seus cães, a Rainha descobre um furgão nos fundos do palácio e descobre este se tratar de uma biblioteca itinerante que de tempos em tempos passa por ali para que os funcionários retirem exemplares, ela então pega um livro só para não fazer uma desfeita ao súdito, mas acaba lendo-o e adorando. Isso inicia uma fase totalmente nova na vida de Elizabeth, em que ela passa a se importar tanto com os livros que se tornam seus assunto preferido, com qualquer pessoa, e ela começa a deixar sua obrigações como monarca em segundo plano para ler mais, e é ajudada em seu intento por um funcionário da cozinha, Norman, um grande leitor que dá sugestões de novas aquisições para as bibliotecas da Rainha. No entanto alguns dos secretários começam a se preocupar com essa vontade repentina de deixar tudo de lado por causa de livros, e começam a "podar" a Rainha.
Um livrinho tão curto, mas ao mesmo tempo tão maravilhoso. Usando uma linguagem simples, e com uma irreverência nítida, Alan Bennet criou uma história que poderia ser real, mas que mostra um pouco da paixão que cada um de nós sente pelos livros, mostrando a descoberta da Rainha, mostra cada pessoa que descobre um livro realmente bom. Achei um livro muito bom e recomendo a leitura.

A melhor frase do livro é quando a Rainha é perguntada se já leu Harry Potter e responde que "está guardando para um dia de chuva"... aushuahsuahsuahs.

E fala sério, ela tem muito carisma, é impossível não gostar da personagem no livro, se na vida real ela tem essa carinha de vó que dá vontade de apertar!


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena