quarta-feira, 22 de junho de 2011

Antes de Morrer

de Jenny Downhan (Editora Agir)

Em Antes de Morrer conhecemos a trágica história de Tessa Scott, garota inglesa de 16 anos que está com um tipo de Leucemia grave e incurável e com medo de partir dessa vida sendo ainda tão jovem e sem ter realizado muito, ela faz uma lista de coisas que pretende fazer antes de morrer. Essa lista tem vários itens que vão sendo mudados, ou adicionados com o passar do tempo, mas entre eles estão beijar, dirigir escondido sem carteira, ter seus 15 minutos de fama, roubar algo de uma loja e passar um dia todo dizendo apenas sim para tudo. Quem a ajuda na missão é sua melhor amiga Zoey, e depois seu vizinho Adam, pelo qual ela começa a nutrir alguns sentimentos que não acha certos, já que pode morrer logo. Lidando com os pais separados, morando com o pai e o irmão menor, Tessa vai passando pelos vários estágios da doença, e como a história é narrada em primeira pessoa é meio como sentir o que ela sente, mas também ficar com raiva das vezes em que ela é egoísta e faz coisas idiotas, pra logo depois sentir pena de sua situação frágil.
Muitas coisas acontecem enquanto ela tenta realizar os itens da lista, alguns como esperado, alguns piores outros melhores. Logo até seus pais estão aceitando e ajudando na realização das tarefas. Incrível a maneira como Jenny Downham explica todos os termos médicos e procedimentos, e maneira como ela consegue expressar os sentimentos de uma garota que não tem esperanças para o futuro, que aos dezesseis anos se vê sem expectativas de chegar além dos 18, com muita sorte. 
Sem dúvida é uma história triste, mas faz refletir sobre como estamos usando o tempo que temos, enquanto somos jovens e saudáveis. Ir deixando as coisas para depois não funciona se a vida for interrompida, então o melhor é cumprir todos os desejos enquanto é possível, sem perder tempo. É uma narrativa de força extraordinária, e muito emocionante, recomendo a todos, e preparem-se para as lágrimas, porque elas virão.

2 comentários:

Niii disse...

Oi Paula,
gostei da sua opinião!
eu tenho muita vontade de ler esse livro mesmo parecendo ser Tristeee =x

bj

Paola Severo disse...

Mas ele é muio bom, mesmo sendo triste!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena