terça-feira, 7 de junho de 2011

As Bruxas de Eastwick

de John Updike (Editora Cia das Letras)
O livro conta a história de três amigas: Jane, Sukie e Alexandra, todas vivendo a crise da meia idade em uma pequena cidade na costa leste dos Estados Unidos. Todas elas são separadas, todas são bruxas, mas ninguém sabe. As três se divertem fazendo pequenos feitiços para infernizar a vida de pessoas (entenda-se mulheres) da cidade, e tentam lidar da melhor maneira possível com as dificuldades amorosas e da carreira em uma sociedade que convive com elas mas tem certo preconceito por serem solteiras. Até que aparece um forasteiro de Nova York, Daryl Van Horne, compra e restaura uma mansão histórica da cidade e mexe com as cabeças e com os corações do trio.
A trama é muito bem escrita, e é muito crítica em relação á sociedade norte americana e seu modo de vida preconceituoso e limitado, na época em que se passa a história com a Guerra do Vietnã e os movimentos de contracultura tudo isso apenas começava a mudar, e tudo era ampliado por ser uma cidade pequena provinciana, tipo de lugar onde todos se conhecem. Devo admitir que em alguns momentos a narrativa era difícil com muitas descrições, e em alguns parágrafos com divagações meio desnecessárias, mas no geral é um livro muito bom. É muito divertido acompanhar os pensamentos da personagem líder do trio, Alexandra, uma artista plástica, que passa muito tempo pensando e lembrando, e tomando consciência de que a vida pode ser bem mais do que a sociedade espera, que vale mais a pena investir em quem você é e ponto. ótima leitura!
O livro foi transformado em filme homônimo em 1987, com o núcleo principal da história nas peles de Jack Nicholson, Cher, Susan Saradon e Michelle Pfeiffer. Ainda não vi, mas segundo comentários são bem diferentes, e há quem diga que o livro é melhor. Abaixo, o trailer:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena