terça-feira, 11 de outubro de 2011

Crime e Castigo

de Fiódor Dostoiévski (Editora Abril Coleções)

Ródion Romanovitch Ralkólnikov é um estudante morando longe de sua família na cidade de São Petersburgo, pobre e desesperado por que não consegue trabalho. Ele começa então a tramar o assassinato de uma velha usurária (que penhora bens de valor) para roubar seu dinheiro, seu pensamento vai a lugares inimagináveis, onde ele até mesmopassa a acreditar que o seu crime será absolvido pela história por ele ser um homem importante e sábio. Neste ínterim vamos conhecendo os dezenas de personagens que vão aparecendo, todos com uma história própria e personalidades bem fundamentadas.
Claro, o ponto alto da história é o crime, cada segundo que antecede o golpe mortal sendo sentido como se fosse o leitor que estivesse no quartinho poeirente com o machado nas mãos. 
Foi o primeiro livro do Dostoiévski que li, e sempre havia ouvido falar muito bem, mas nada se compara com a sensação real de entrar dentro desta história, composta por dois volumes. É como a sensação de entrar na mente de um criminoso e entender (mesmo sem aceitar) a motivação para o seu crime horrendo, e sentir com ele a tristeza e a pobreza ds ruas miseráveis, das vidas destruídas pela falta de melhores oportunidades.
É sem dúvida um dos livros mais bem fundamentados que já li, é de se pensar que Ródion é uma pessoa real que cometeu mesmo um crime e que depois contou tudo através de um livro, já que cada sentimento ali é real.


1 comentários:

Michelle disse...

Oi!
Li sua resenha de "A humilhação" no Skoob e vim conhecer seu blog. Gostei bastante.
Quanto ao "Crime e Castigo", li recentemente e também foi meu primeiro livro de Dostoiévski. Os tormentos causados pelo assassinato já são uma punição e tanto pelo crime, não?
bjo

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena