quinta-feira, 29 de março de 2012

Parceria + Entrevista com a Autora: Georgette Silen

Apresentando aos leitores do blog a nova autora parceira do Uma Leitora, a escritora de ficção e fantasia Georgette Silne, autora brasileira já bem estabelecida no mercado, que participou de várias antologias de contos, e publicou os famosos no mundinho da blogosfera, Lázarus e Apenas uma Taça. Georgette nasceu em Caçapava - SP em 1971, e contou um pouco mais de si numa entrevista exclusiva:


1. Quem é Georgette?
R: Olá pessoal! Queria deixar um grande abraço aos seguidores do blog e um obrigada a você, Paola, pela entrevista.
Georgette Silen, nascida na cidade de Caçapava – São Paulo, tem duas filhas e muitas histórias para contar. A paixão pela literatura vem da infância desde que leu as figuras, pois ainda não sabia entender as palavras, de um colorido livro sobre os Três Porquinhos. E aí não parou mais. Sempre escrevia uma redação aqui, um texto de teatro ali, um conto, um artigo, uma resenha. Até que as histórias começaram a falar mais alto e os personagens exigiram ganhar vida e sair da sua cabeça. E assim ela leva a vida, entre tramas e mistérios, romances e lendas, amigos e inimigos que saltam da imaginação e falam sobre seus medos, seus desejos e suas aspirações.
E ela não poderia ser mais feliz!
2. Sempre quis ser escritora? Já teve outras profissões?
R: eu sempre me liguei muito em setores que trabalhassem com a arte. Sou professora de arte e arte educadora, dou aulas de teatro, monto espetáculos teatrais e já viajei muito com eles pelo Brasil. Como eu escrevia para teatro, a passagem para os textos narrativos foi quase natural. Sempre adorei escrever, e essa paixão acabou se transformando em histórias e mais histórias, que ficaram guardadas, até que resolvi expor para os leitores e ver o que acontecia. Como tive uma boa resposta, passei a procurar formas de publicar e divulgar mais os trabalhos, e de lá para cá muita coisa aconteceu.

3. De onde vem a inspiração para seus romances?
R: geralmente de sonhos, onde vejo trechos de imagens que anoto e depois desenvolvo em histórias. Mas também vem de muita leitura e pesquisa, especialmente de mitos e de fatos históricos. Gosto de pesquisar para compor cenários, personagens, a trama em si, sempre. Mas a inspiração é algo que pode acontecer até de pequenos gestos ou situações inusitadas. Certa vez, um amigo me ofereceu uma música e nasceu daí a inspiração para compor uma história. Nunca podemos nos fechar para as várias formas como a inspiração vai se propor.

4. Quais foram as suas dificualdades ao publicar o primeiro livro?
R: As mesmas de muitos escritores: a aceitação de uma editora. É demorado, e o autor tem que ter paciência. Cada editora tem seu cronograma de trabalho e seu prazo de análise, e o autor precisa respeitar esse prazo e seguir as regras propostas por elas antes de apresentar seu original. E ficar sempre atento ao mercado literário, às novas editoras que surgirem, e sempre trabalhar para que seu livro se torne lido e conhecido do público.

5. O que que diria para alguém que quer ser escritor?
R: Escreva e leia, leia e escreva. É o melhor conselho que posso dar. Os novos escritores vão encontrar muitas regras espalhadas por ai, e vale a pena dar uma lida em todas elas e usar aquilo que lhe for útil. Mas para mim as principais são essas: escreva e leia, aprenda e recicle, sempre.

6. Quais são seus projetos para o futuro? Há novos livros a caminho?
R: No momento divulgar bastante os meus novos lançamentos da Giz Editorial: As Crônicas de Kira e Fábulas ao Anoitecer, dois livros que foram lançados agora em março. Para 2012 já está certo a publicação da continuação do Lázarus, o romance PANACEIA, para o segundo semestre, e também estou trabalhando no volume dois das Crônicas de Kira e no Fábulas de Medo e Susto, além de antologias onde fui convidada a participar e que estou organizando. Esse vai ser um ano muito produtivo e espero que os leitores gostem das novidades que virão.

Muito obrigada Georgette pela entrevista e disponibilidade, espero que a nossa parceria seja bem proveitosa para ambas!

3 comentários:

Ana Letícia disse...

Que entrevista legal!
Adorei conhecer a autora.
Beijos!

Myllena disse...

Legal a entrevista!
Não conhecia a autora.
Beijos

Mandy disse...

Adoro entrevista com autores!
Assim a gente descobre tanta coisa, né?!

BjO

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena