quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Vida em Tons de Cinza

de Ruta Sepetys (Editora Arqueiro)

Este livro chamou a minha atenção de cara quando li a sinopse, porque sou viciada pela história da Segunda Guerra Mundial, mas conheço pouco sobre a parte da guerra nos países bálticos. Lina é uma adolescente de 15 anos, que vive com os pais e o irmão na Lituânia, onde seu pai leciona na universidade. Ela vê sua vida mudar de uma hora para a outra quando o avanço do Stalinismo emerge em sua casa no meio da noite, na forma de soldados que levam ela, a mãe e o irmão, dando a eles poucos segundos para fazer uma mala. Depois de uma viagem de trem onde muitos não sobrevivem, durante semanas ocupando o mesmo espaço que outros seres humanos, eles chegam na Sibéria. A humilhação e os trabalhos forçados são piores do que qualquer coia que eles tenham imaginado antes, Lina tira suas forças da vontade de rever o pai, também preso pelo regime, de seus desenhos que consegue continuar fazendo escondida e de sua amizade com Andrius rapaz que estava no trem e também é enviado para lá. 
O livro faz um embate que poucas vezes nos perguntamos, para estas pessoas seria melhor ter continuado na Lituânia, dominada pelo nazismo de Hitler? é impossível saber, mas autora com certeza captou a dúvidas das próprias pessoas na época, sobre o que fazer, para que lado correr. Nos momentos de mais dificuldade, é quando o ser humano mostra sua maior força, este livro me surpreendeu muito, é uma ótima leitura.

3 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Paola!
Que apresentação você fez do livro! Merece créditos da editora. [sorrio]
Abraços.

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

Convido para que leia e comente “AGORA OLGA FEZ YOGA” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

Paola Severo disse...

Obrigado pelo seu comentário Jeferson! Gostei mesmo do livro! haha

Diego disse...

Paola de Deus... eu vi esse livro há duas semanas e também fiquei encantado. Desde a capa até a sinopse. Já quero ele na minha estante.

Bjinhos. =D

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena