segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Estranho Mundo de Tim Burton


de Paul A. Woods (Editora Leya)

O autor separou pelos filmes de Burton lançados até o momento em que escrevia o livro as seções do livro. Através dos filmes, ele vai contando a trajetória de vida de Tim a partir da infância contando a vida pessoal e profissional deste que é um dos maiores cineastas de sua geração, um dos artistas de maior criatividade e talento trabalhando para a indústria do entretenimento. Adicionando as entrevistas concedidas por ele nos lançamentos dos filmes, um toque do humor ácido e da inteligência do “pai” de personagens tão famoso quanto Edward Mãos de Tesoura e Beetlejuice.

Tim Burton começou sua carreira na Disney, desenhando o cachorro de O Cão e a Raposa. Como a empresa permite muita liberdade de trabalho aos seus funcionários, paralelamente ele trabalhou em curtas de animação, sempre com a estética gótica pela qual ficaria conhecido, os primeiros: Vincent, sobre a vida de Vincent Price, e Frankenweenie em que um menininho ressuscita seu cachorrinho que morreu marcaram seu começo de carreira e o colocaram nas vistas das grandes produtoras que lhe deram uma chance.

Entre seus filmes de maior sucesso estão Beetlejuice, no Brasil chamado de Os Mortos se Divertem,e os filmes do Batman da década de 90. Em Edward Mão de Tesura começaria a parceria de sucesso nas telas e amizade nos bastidores com o ator Johnny Depp, com quem ainda trabalharia em inúmeras produções. A história do livro conta ao longo dos filmes, o amadurecer de sua carreira, seus enlaces amorosos e os poucos, mas existentes fracassos. Além disso, conta todas as dificuldades para rodar estas produções, geralmente milionárias, mas que nem por isso deixam de ter problemas.

Um guia para fãs que amam os filmes darks de Tim Burton e sua estética revolucionária e uma ajuda para aqueles que até hoje não foram capazes de entender a fascinação que se formou ao redor de personagens bizarros escabelados e com olheiras escuras.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena