sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Morro dos Ventos Uivantes

de Emily Brontë (Editora Lua de Papel)

O livro se passa em uma localidade chamada Wuthering Heights, em português traduzido como Morro dos Ventos Uivantes, uma propriedade extensa com uma grande casa e campos verdes com rochas, orgulho dos proprietários. Tudo começa com um jovem que se hospeda em uma residência próxima e para o qual é contada a história da propriedade, e assim em um flashback conhecemos os personagens deste romance dramático.
O rico proprietário dessas terras tem uma filhinha que ama muito, a pequena Catherine, criada pelos serviçais da casa ela é egoísta e mimada por todos, e essas características se mantem na sua personalidade depois que cresce. Quando ainda é criança, seu pai viaja para longe, onde adota um menino de traços ciganos, por pena. Heathcliff é pouco dado ao convívio, é maldoso e mal educado, exceto com a pequena Cathy com quem logo forma uma dupla inseparável. Os dois se tornam melhores amigos, cuidando um do outro e se ajudando. Eles saem correndo pelos campos durante tardes inteiras voltando apenas ao anoitecer para a preocupação dos empregados da casa. Enquanto crescem este sentimento vai se fortalecendo e um amor começa a nascer, um sentimento tão forte que se torna a base dos dois, e para tudo que fazem apenas este relacionamento importa.
É quando surge Linton, moço belo e bem educado de uma propriedade vizinha, que começa a visitar a família cada vez mais. Catherine passa a dar muito mais atenção a Linton, uma pessoa muito mais culta que Heathcliff, e com quem pode comentar coisas mais importantes relacionadas a leitura e música.
Heathcliff se torna uma pessoa amargurada por ter sido deixado de lado por Catherine, e enquanto o sentimento dela se confunde com o novo amor que sente por Linton, os sentimentos de Heathcliff se transformam em uma maldade mortal e uma melancolia constante.
Não vou contar muito mais do que acontece, ou como Heathcliff se vinga porque ia ser spoiler. Mas posso dizer que este é um dos livros que mais mexeu comigo durante a leitura. Reparem que gostar e mexer são palavras diferentes, mas ambas denotam um tipo de literatura superior capaz de causar sentimentos nas pessoas que a leem. Este é o livro favorito de muitas pessoas, com razão, as personalidades são maravilhosamente construídas e a narrativa leva a lugares impossíveis de imaginar no começo, terminando de maneira dramática, mas não trágica. Clássico maravilhoso e que merece ser lido.

Ele já foi adaptado para o cinema diversas vezes, a versão mais famosa foi estrelada por Juliette Binoche e Ralph Fiennes e dirigida por Peter Kosminsky em 1992. A versão mais antiga é de 1939 de William Wyler Com Merle Oberon e Laurence Olivier. A mais recente foi dirigida por Andrea Arnold e causou furor ao colocar um ator negro, James Howe não cigano, James Howson no papel de Heathcliff. Catherine foi vivida por Kaya Scodelario.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena