terça-feira, 9 de abril de 2013

Sem Clima Para o Amor

de Rachel Gibson (Editora Jardim dos Livros)

Sem clima para o amor conta a história de Clare Wingate, uma jovem escritora de livros para as mulheres. Clare entra na fossa após encontrar, logo antes do casamento de umas das suas melhores amigas, o seu noivo a traindo com o técnico da máquina de lavar roupa. Fossa não seria a palavra exata, já que ela bebe todas na festa e acaba acordando ao lado de Sebastian, alguém que não encontrava desde a infância.
O restante do livro gira em torno das consequências deste reencontro. Clare não lembra o que aconteceu durante a noite e não confia de forma alguma em Sebastian. Para completar, o pai do rapaz trabalha para a mãe da escritora, sendo que, quando criança, Sebastian foi expulso da propriedade da família de Clare por ter conversas indevidas com a garota. E, de repente, ele, charmoso e bem-sucedido, resolve aparecer para visitar o pai. Claro que teria muita história pela frente.
Várias coisas me incomodaram nesse livro, mas começarei pelo começo: o título. Em momento algum a personagem principal chegou a ficar perto de não estar em clima para o amor. Muito pelo contrário, estava sempre pensando em algo relacionado a amor, aos homens ou até ao trabalho dela, no qual escreve romances. Até disse que estava dando um tempo com os homens. A questão é que ela fala isso enquanto está na cama de um. Quem entende? Outra coisa que não faz muito sentido é a desconfiança de Clare com Sebastian. Tudo bem, eles se conhecem desde pequenos e ele aprontava com ela, o que não é nada fora do comum entre crianças. Isso não justifica ela ficar o livro inteiro falando que não pode confiar nele e que sabe que ele vai aprontar algo, tendo como base ações do rapaz, como sujar o vestido dela com terra. Oi?
Apesar de a edição não ajudar em nada, tenho a leve impressão de que a escritora é melhor do que aparentou ser nesse livro. A escrita em algum momentos é confusa, por conta (acredito eu) da edição. Porém, o estilo muda completamente (para melhor) quando é um texto do Sebastian ou um dos romances da Clare. A história não conduz a nada novo, nenhuma grande reviravolta. No entanto, o leitor acaba ficando preso a ela só para ter certeza de que realmente vai acontecer o que está na cara desde quase o início da história. Esperava um pouco mais, mas foi bom para ocupar o tempo.


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena