sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Pianista

de Wladyslaw Szpilman (Editora Record)

No livro, o famoso pianista polonês Wladyslaw Szpilman conta a história de como sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. Ele descreve todos os terrores vividos no Gueto de Varsóvia e como sua família não conseguiu escapar. Szpilman era um pianista conhecido no país, trabalhando na rádio e se apresentando em diversos lugares, e sua família mantinha uma situação estável apesar de não serem muito ricos. Com a invasão alemã tudo muda na Polônia, logo ele não pode mais se apresentar em todos os lugares e a cada proibição ne nova lei contra os judeus sua família sofre. Um dos golpes mais fortes é a mudança para o Gueto, onde podem ocupar um espaço ínfimo com a família inteira e tudo começa a faltar, principalmente a comida.
Trabalhando para os nazistas no gueto, sua família consegue se manter até que começam as deportações. Wladyslaw vai trocando de esconderijos durante os anos da guerra, se virando sozinho e com a ajuda de amigos que se arriscam para mantê-lo vivo. Até mesmo um oficial Nazista o ajuda, quando descobre que ele era um grande pianista.
A história emocionante e verídica foi vista nos cinemas pelas mãos do diretor Roman Polanski, que ganhou o  prêmio do festival de Cannes pelo filme homônimo. A interpretação de Adrien Brody lhe valeu um oscar de melhor ator. A adaptação não deixa a desejar em nada a história do livro, e ambos tem nuances únicas. Vale ler e assistir.

Confira o trailer da adaptação:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena