quinta-feira, 23 de maio de 2013

Parceria + Entrevista com a autora Danielle Medeiros de Souza

Daniele Medeiros de Souza, nascida em 1985 no Rio de Janeiro/RJ, descobriu o universo da poesia em 1998, ao fazer um trabalho de Português no Ensino Fundamental. Tornou-se grande admiradora de Fernando Pessoa. Descobriu o prazer de escrever seus próprios poemas, e não parou mais de expressar seus sentimentos. Ganhou dois concursos de poesia em escolas que estudou. Ela aceitou firmar uma arceria com o blog, e portanto em breve resenha do livro dela e novidades por aqui. Para apresentá-los começamos com uma entrevista que ela me concedeu por e-mail.

1. Quem é Danielle?  
Danielle é uma pessoa reservada, um pouco tímida, que gosta de fazer amizades, caseira, mas que adora ir ao cinema e a shows. Além disso, é uma pessoa que adora ler, e que vive escrevendo algo, seja em seu quarto, na condução, ou onde a inspiração aparecer.

2. Sempre quis ser escritora? Já teve ou tem outros trabalhos?

Comecei a escrever poemas com 13 anos, estimulada por um trabalho de Português na escola. A escola produziu um livro com os melhores poemas dos alunos, onde dois poemas meus foram selecionados, e fez uma manhã de autógrafos. A partir daí não parei mais de escrever, e logo pensei em lançar meu próprio livro. Porém, como não sabia o caminho que deveria percorrer para lançar um livro, pois era muito jovem ainda, desisti da ideia e passei a escrever apenas para mim mesma. Só voltei a pensar no assunto em 2011, onde comecei a correr atrás do meu sonho. A partir daí percebi que era uma escritora, e que precisava dividir com outras pessoas o que escrevia. Ainda tenho outros trabalhos que pretendo lançar.

3. Quanto tempo levou para escrever Dores e Amores, e de onde vem a inspiração para os poemas?
Escrevo desde 1998. Dores e Amores engloba os poemas que escrevi entre 1998 e 2001. Porém, essa é apenas a primeira parte da obra. A inspiração vem de coisas que senti e vivi, mas também de coisas que vi e ouvi, e também de situações que aconteciam apenas na imaginação. Amores não correspondidos, momentos de felicidade e de tristeza, momentos de reflexão, entre outras coisas.

4. Quais são as dificuldades para publicar? 
Percebi que parte do mercado editorial não acredita no gênero da Poesia, pois muitas editoras não trabalham com o gênero. Também sinto que é difícil um autor nacional desconhecido entrar no mercado. Acredito que as editoras não queiram correr riscos com o desconhecido, preferindo apostar em autores já conhecidos e temas de fácil aceitação.

5. Um autor e um livro preferidos? 
Poemas Escolhidos, de Fernando Pessoa. Esse livro foi um dos primeiros livros com tema adulto que li, justamente na época em que conhecia a poesia através da escola, e que fez eu me apaixonar pelo gênero. Fernando Pessoa é uma inspiração para mim.

6. Projetos para o futuro? Novos livros a caminho, ideias de escrever algo diferente dos poemas? 
Pretendo lançar mais dois livros de poemas, pois tenho material suficiente para isso. Estou começando a escrever um livro de outro gênero, o que é totalmente novo para mim. Se eu gostar do resultado, tentarei lançar.

1 comentários:

Dores e Amores disse...

Obrigada pela oportunidade de me tornar parceira do blog Paola!
Obrigada pelo carinho e pelo apoio.
Beijos,
Danielle Medeiros de Souza.

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena