terça-feira, 4 de junho de 2013

Não me Abandone Jamais

de Kazuo Ishiguro (Editora Companhia das Letras)

Num futuro próximo e diferente, as pessoas conseguem viver muitos anos a mais com a ajuda de transplantes de órgãos. Em escolas especiais, jovens clones são preparados para a tarefa que cumprirão quando chegarem à idade apropriada: servir de doadores. Um trio cresce junto na famosa escola de Hailsham, Kathy H., Tommy e Ruth.
Com 28 anos, Kathy está quase terminando sua carreira de cuidadora para cumprir sua missão final e relembra a infância na escola, e juventude com o casal de amigos até eles serem separados e começarem as doações. Ela e Tommy sempre tiveram uma atração inexplicável, mas ele acaba namorando Ruth.
A história é absurdamente boa, tudo foi muito bem pensado, as cenas são tão reais. Algumas partes são pungentes, mas tudo é muito real, é quase como estar na escola, ou viver esta mesma realidade, como se tudo isso estivesse acontecendo de verdade. Foi o primeiro livro que li do autor e adorei. Sua escrita é fluida, e faz a leitura passar voando. Não é a toa que é apontado como um dos melhores romances da década.
A adaptação para o cinema foi estrelada por Keira Knightley, Andrew Garfield e Carey Mulligan como Kathy. Dirigido por Mark Romanek e lançado em 2010 o filme consegue ser bastante fiel ao livro. Foi bem dirigido e os atores muito bem escolhidos, a maioria das cenas fortes do livro são igualmente boas. Claro que é interessante conhecer melhor a realidade alternativa da história através do livro, mas o filme não deixou a desejar. Confira o trailer abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena