terça-feira, 16 de julho de 2013

O Bando de Kelly

de Peter Carey (Editora Record)

Ned Kelly já foi o bandido mais procurado da Austrália, e é lembrado por muitos apenas por ter sido enforcado em 1880. No entanto, sua história é muito mais extensa e intrincada do que isso, ele foi definido como uma mistura de Jesse James e Robin Hood. Ned cresceu em uma família desestruturada, com pais de difícil trato e muitos irmãos pelos quais de sentia responsável. Muito jovem ele salvou um menino de um afogamento ganhando um prêmio de heroísmo. Mas alguns anos depois sua vida guinou inevitavelmente para o crime, quando fugiu de casa e com parceiros passou a viver em cabanas em locais ermos, vivendo de pequenos golpes e furtos. 
Com o passar dos anos ele segue em sua vida de crimes, buscando sempre a feição de sua mãe e um tipo de reconhecimento público, que não veio. Nos escritos e anotações que deixou ele mostra que era um homem inteligente, provado pelas armaduras de metal que construiu quando a batalha final da busca das autoridades estava chegando.
O estilo do auto é comum em biografias, onde ele mostra os fatos de que sabe que aconteceram sem deixar de fantasiar um pouco e embelezar seu texto com imagens mentais. O ambiente do interior da Austrália é mais um atrativo para conhecer esta bela história.
A história de Kelly já foi retratada no cinema
alguma vezes, sendo as mais conhecidas a com Mick Jagger no papel de Kelly, em The Kelly Brothers (1970), que no Brasil recebeu o nome de Tua Força Será Tua Recompensa, e o mais recente Ned Kelly (2003), protagonizado por Heath Ledger. O filme dirigido por Greg Jordan ainda com as atuações de Orlando Bloom, Geoffrey Rush e Naomi Watts, em uma versão mais romantizada, baseada no livro Our Sunshine, de Robert Drewe, que por sua vez foi baseado em O Bando de Kelly. Por isso existem muitas diferenças entre a biografia oficial e a versão cinematográfica, que conta bem menos da história de Kelly, o livro é bem mais completo para quem deseja conhecer a história dele. Abaixo o trailer do filme de 2003:


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena