quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Liberta-me

de Tahereh Mafi (Editora Novo Conceito)

Liberta-me é a sequência da série Estilhaça-me, onde conhecemos Juliette, uma garota com um incrível e estranho poder que impede que ela toque em outras pessoas sem machucá-las. Em um mundo destruído pela guerra e dominado pelo Restabelecimento, onde as pessoas tem suas vidas regradas por outras que estão no poder, a vida não é fácil para ninguém, mas para ela é um pouquinho mais complicado. Em Estilhaça-me, Juliette conhece Adam e se apaixona por ele enquanto ainda é prisioneira de Warner, filho do líder supremo do restabelecimento, e quem manda no setor 45. Adam foi enviado por Warner até a prisão onde Juliette estava, para ganhar sua confiança e levá-la até o setor onde serviria de arma de guerra para o restabelecimento. Juntos, Juliette, Adam, Kenji (que é outro soldado desertor) e James (irmão de Adam) conseguem fugir e encontrar os dissidentes do governo no Ponto Ômega. Isso tudo só no primeiro livro. O 1.5, Destrua-me, foi disponibilizado pela Editora Novo Conceito em pdf, e conta o final de Estilhaça-me e o começo de Liberta-me do ponto de vista de Warner, o cruel líder do setor 45. Só que você descobre que na verdade ele não é tão sádico quanto se pensava,  que suas ações e seu comportamento são na verdade fruto de uma criação com mão de ferro e sem carinho. Não sei se isso justifica as coisas ruins que ele faz, mas Liberta-me começa com uma emoção totalmente nova.
Juliette está vivendo sua rotina no Ponto Ômega, onde treina muito e vê Adam menos do que gostaria, além de guardar alguns segredos dele (como o fato de que Warner pode tocá-la e sabe disso), percebe que os dois se afastam lentamente. Um dos destaques do livro é Kenji, que se mostra com uma personaliade forte e muito divertido. Muitas das boas risadas do livro dei com ele, com suas piadinhas e tiradas cômicas. Ele também tem uma história bem interessante, e no livro descobrimos sua importância para o grupo, e qual seu papel na guerra por vir contra o Restabelecimento.
Depois de Destrua-me, Warner nos parece cada vez melhor, e mais interessante, sua personalidade se tornou tão profunda e complexa nesse ponto que ofuscou totalmente Adam, que passou a ser quase um coadjuvante na minha opinião, e tomou atitudes não muito legais também. Nesse ponto da história, também é importante a participação do Comandante Anderson, pai de Warner que surge de uma maneira muito surpreendente, e trazendo revelações chocantes. Nesse livro também descobrimos o primeiro nome de Warner, mas não vou contar porque foi uma novidade muito interessante de achar na leitura e está em algum lugar desta postagem, se não quer saber pare de procurar (uashaushaus).
Esta resenha foi muito difícil de escrever por que foi um dos melhores livros que li em 2013, e estou totalmente apaixonada pela série, e muito ansiosa pelo Ingnite-Me, que é o terceiro volume, ainda a ser lançado nos Estados Unidos. A escrita de Tahereh passa a ser ainda mais forte no segundo livro, e sua característica de entrar na mente dos personagens é incrível. Os pensamentos riscados de Juliette tão marcantes no primeiro livro, vão diminuindo com o passar do tempo, e não existem no terceiro, já que segundo a autora, Juliette encontrou sua voz.
Só tenho pra dizer para vocês depois dessa resenha tão grande é que é um livro que recomendo para todos, e que vem melhorando mais e mais a cada volume. Acho que a Mafi está se descobrindo como autora junto com a Juliette achando a força dentro de si, então fica cada vez mais apaixonante. O final é incrível e te deixa na ponta dos pés pela continuação, (o que é triste, porque ninguém quer esperar tanto), e sou 100% Team Warner neste ponto, mas leia e tire suas conclusões, tenho certeza de que você vai amar.

Para os fãs já existem um milhão de fanfics, montagens, tumblrs e twitters divulgando a saga e contando as horas que faltam para Ignite-Me. Eu adoro as gurias do @Estilhaça-me no Twitter, e o Shatter Me Fans no Tumblr.

Confira o Booktrailer (super caprichado)  que a Editora Novo Conceito fez:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena