terça-feira, 15 de outubro de 2013

Corações Feridos

de Louisa Reid (Editora Novo Conceito)

O livro conta a história das irmãs Rebecca e Hephzibah, gêmeas, porém muito diferentes. Elas diferem não só na personalidade, mas também na aparência, já que Rebecca carrega desde criança a Síndrome de Treacher Collins, que afeta a formação dos ossos do rosto. Hephzibah é muito bonita e bastante impulsiva e não se importa de ameaçar e manipular a irmã e a mãe para conseguir o que quiser. Rebecca é tímida e infantil, e retraída. As duas se amam e brigam muito como a maioria das irmãs, mas sua vida não é nem um pouco comum. Criadas pelos pais fanáticos religiosos, e pelo pai que é pastor as duas são constantemente agredidas, privadas e não possuem vontade própria. Ter um pouco de dinheiro para comprar itens de higiene, ou comprar roupas novas são coisas que não existem na realidade das irmãs.
Tendo estudado em casa a vida toda, e perdido qualquer relacionamento com a normalidade do mundo exterior quando sua avó faleceu, e sua tia se mudou para a Escócia, as duas começam a mudar de vida quando o pai aceita matriculá-las no ensino médio em uma escola normal. Agora Rebecca vai descobrir todo um novo mundo na biblioteca da escola e nos seus romances incríveis, e Hephzi poderá tentar ter amigos e uma vida normal como sempre quis. Quem sabe até mesmo conhecer um garoto legal e namorar. No entanto a realidade de sua vida em casa vai subjugá-las até mesmo nos momentos de felicidade longe de casa. 
Cada capítulo é contado por uma das irmãs, o de Rebecca no presente e o de Hephzi no passado. Assim você pode conhecer a personalidade das duas, os dois tempos da história, em que um complementa o outro, além de entender o modo como elas agem e como se sentem. Acho que foi uma jogada genial da autora colocar a história para a leitura assim.
Louisa Reid tem um modo de escrever muito tranquilo para ler, as emoções ficam bem acima da superfície e cada personagem é tão real que parece que vai saltar da página. A maldade de certas pessoas na história choca e muito, e o modo como outras pessoas se anulam mesmo vendo as coisas erradas dá muita raiva. Mas sabemos que o mundo é assim e que ser covarde é uma virtude do mundo moderno.
É muito reconfortante ver a bondade de alguns personagens do livro, que realmente são altruístas e tentam ajudar as meninas. A história é tão bonita e triste, que quando termina dá um aperto no coração. Terminei de ler o livro muito rápido, em apenas dois dias, porque queria saber o que aconteceria a seguir, e como tudo ia terminar. Fui pega de surpresa, não imaginei nem em mil anos que o livro seria tão incrível, e ele te move, deixa aquele gosto amargo na boca, aquela sensação dolorida de hematoma na boca do estômago, pela realidade e brutalidade da história, mas que existe em todo lugar.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena