terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Começo do Adeus

de Anne Tyler (Editora Novo Conceito)

O livro conta a história de Aaron, um homem de meia idade com uma deficiência em um braço e uma perna, e que cresceu fugindo da influência esmagadora de sua irmã, que tentava protegê-lo, mas na verdade o impedia de fazer escolhas por si mesmo e viver. é quando ele conhece Dorothy, uma mulher muito bonita, impulsiva e tímida, que muda sua forma de ver o mundo e transforma sua vida. Os dois de casam e tem uma vida feliz, e com problemas e discussões, como acontece com todos os casais. O livro começa logo após o falecimento de Dorothy, em que Aaron está numa situação muito difícil da vida, tendo que conviver na casa em que os dois viveram por tanto tempo, e que foi onde sua esposa amada partiu, em uma acidente incomum. Enquanto luta para reconstruir sua vida, e sua personalidade sem Dorothy, ele precisa lidar com o luto, e a solidariedade forçada dos vizinhos e colegas de trabalho, além da mudança para a casa que foi dos pais junto com sua irmã mandona, e as aparições ocasionais do espírito de sua mulher.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi a forma de Anne Tyler consegue nos situar na história, e nos fazer compreender a situação de Aaron sem colocá-lo como coitadinho e sem usar de melodramas, todo o sentimento é muito realista. É o tipo de coisa que me agonia sobre a nossa sociedade, em que sabemos que vamos morrer, e que as pessoas a nossa volta vão morrer, mas nunca estamos preparados para quando isso acontecer. As pessoas preferem simplesmente se enganar e imaginar que nunca vai acontecer ao invés de aceitar isso, para saber lidar.
A escrita da autora é muito boa, é complexa de uma forma interessante, fácil de acompanhar, mas dizendo tudo que queremos saber. As cenas são muito bem escritas, te colocam no lugar da história em que tudo acontece, e muitas delas são trágicas e tristes mas, ao mesmo tempo são cômicas. Isso dá uma leveza ao clima sombrio e triste que o livro teria se fosse tudo levado a sério o tempo todo. Tem uma quebra desse climão nos momentos em que as cenas ou conversas são engraçadas. Gostei muito do livro, achei que a história tem um tipo de ligação com a realidade que vai me levar a ler ele de novo no futuro.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena