quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Rainha da Floresta

de Anna Leão (Editora Modo)

O livro conta a história da Princesa Anaís. Ela vive no Reino das Jóias e no dia do seu casamento, que foi arranjado pelos seus pais, ao ganhar um anel de seu noivo Victor descobre que é uma bruxa. Como a população do reino já sofreu anteriormente por maldições de bruxas Anaís é perseguida, e consegue fugir atravessando um lago na divisa do reino, o que a leva até a Floresta das Sombras, que abriga um povo desconhecido. No entanto, ela descobre que é descendente da realeza deste reino, que na verdade se chama Floresta da Lua.
Depois do susto inicial, Anaís fica sabendo sobre a maldição que se abateu sobre as pessoas do reino, e como a sua volta está ligada com a renovação da vida deste povoado. Ela passa a ter aulas de magia, assumindo sua posição de bruxa e se preparando para ser a Rainha. Sua relação com as pessoas fica mais próxima com o passar do tempo, ela faz amigos e se integra na vida em comunidade. Anaís tenta se aproximar do Grande Mago, Jim, que vive isolado em sua cabana e quase não interage com o povo da vila. Ela sabe apenas que ele sofre um duro golpe no passado, perdendo alguém que amava muito, e preferiu se isolar como forma de lidar com isso.
O elemento da magia marca toda a narrativa, no começo pelas coisas inexplicáveis que acontecem, e no aprendizado de Anaís, em tudo que precisa fazer e saber para proteger o seu povo. Esse poder culmina em duas partes do livro, quando ela visita uma outra dimensão, e quando protege a vila de um ataque. São as partes mais emocionantes do livro, e dão aquela sensação de tensão que te deixa aguardando o que vai acontecer.
A edição da Editora Modo ficou lindíssima, com arabescos nas páginas, e os inícios de capítulos decorados. A escrita da Anna é muito apaixonante, dá vontade de continuar lendo o livro até chegar no fim, assim de uma vez só. O que mais me prendeu e me apaixonou a respeito de A Rainha da Floresta foi essa visão feminista de que as mulheres podem governar e podem reter o poder da deusa em si, gostei como foi mostrado ao longo da história, e numa parte muito boa na narrativa (não posso contar, spoiler aqui não né gente). Me lembrou muito de história celtas ou medievais, de fantasia, em que a valorização dos gêneros se dava de forma bem diferente.
Gostei muito do livro, Anaís é uma personagem muito cativante, e apesar de estar em um livro de fantasia é fácil de se relacionar com ela, com suas dúvidas e medos, assim como os que todos nós temos. A saudade que sente de sua mãe, no contraponto do novo sentimento de felicidade e pertencimento que ela tem em seu novo lar. Tudo isso é muito real, o que torna o livro fascinante.
Acho que a história foi muito bem construída, as cenas são muito boas, no geral a edição ficou linda e ele foi muito bem escrito, então parabéns a autora. Se eu pudesse fazer uma crítica seria a respeito do relacionamento de Anaís com Jim, que poderia ser mais aprofundado, as conversas, a descrição das cenas, eu fiquei meio que esperando que mais coisas fossem ditas e acontecessem. Essa resenha faz parte do Booktour de A Rainha da Floresta promovido pela autora Anna leão.


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena