domingo, 15 de dezembro de 2013

Quando Uma Garota Entra em Um Bar...

de Helena S. Paige (Editora Novo Conceito) 

O livro conta a história de uma jovem mulher, que arruma para sair a noite com sua melhor amiga Melissa. Ela escolhe a roupa mais adequada a seus intentos e vai até o bar e chegando lá admira a atmosfera geral, sua amiga está atrasada mas ela não se importa. Vai pedindo uma bebida enquanto confere o pessoal que está por lá. É quando recebe uma mensagem de texto de Melissa, contando que não poderá sair essa noite, porque seu chefe lhe pediu um prazo menor para suas tarefas.


Seria uma cena bem comum. Se a garota sentada no bar não fosse você. Sim, a história é escrita do ponto de vista da leitora, e ela toma as suas decisões, que levam a cenas e encontros inesperados. Sabe aqueles livros de Enrola e Desenrola, que existiam quando a gente era criança? De acordo com a decisão que você toma a seguir, deve continuar a leitura em determinada página. Quando uma Garota Entra em um Bar é exatamente assim, só que você decide da forma como faria na vida real, porque as situações são verídicas.


O livro que é recomendado apenas para maiores de 18 anos, por causa de seu conteúdo explícito mostra muitas cenas que já aconteceram com a gente na vida. E muita que (eu espero) jamais acontecerão. Mas quem nunca levou um bolo de uma amiga, e teve que decidir o que fazer? Ou quem nunca chegou num lugar e achou tudo um saco e ficou morrendo de vontade de ir pra casa olhar um DVD e se encher de pipoca? Eu sei que comigo já aconteceu. 


A interatividade traz uma emoção diferente, assim como essa proposta de ser a personagem principal. Você vai escolhendo e se surpreendendo para bem e para mal com as coisas que vão acontecendo. O livro foi escrito por três autoras sob o pseudônimo de Helena S. Paige, então dá pra perceber um pouco a diferença de narrativa de algumas partes. As opções são variadas, assim como os finais da história. Você pode conhecer um rockstar, o chefe de Melissa que é a cara do Geroge Clooney, uma modelo espanhola, um segurança fortão, um sushiman japonês, um bartender estudante de religião, um fotógrafo talentoso e conhecido, e um novo vizinho interessante.


Ou se assim desejar pode acabar a noite sozinha e confortável em sua casa. A história não te força a fazer nada, assim como se você estivesse em um bar real. As suas escolhas levam a cenas, que podem agradar ou não. Nem preciso dizer que adorei o livro, que a leitura voa, e que é quase impossível conter a vontade de começar de novo para saber o que pode acontecer nos outros contextos. Mas a diversão e a sensualidade estão garantidos, independente do caminho que você siga.


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena