terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Amigos Inimigos – A Formatura

de Vanessa Martinelli (Editora Novos Talentos)

Para quem aproveitou a leitura de Amigos Inimigos, e se apaixonou por Maria e Jack e sua turma de amigos pode revê-los nesta história, que tem mais reviravoltas e um pouco da vida adulta batendo na porta destes adolescentes, obrigando-os a tomar decisões séries antes da sua formatura no nono ano.


Depois que Jack e Maria assumiram o namoro tudo ficou perfeito na vida dos dois, ou quase perfeito, por que a escola é um saco. O mais legal é fazer trabalhos em grupo e curtir o intervalo com a punk Morgana, a avoada Patrícia, e os novos casais do pedaço, a doce Camila e o nerd Pedro e pasmem: a diva Gertrudes e o mala Maurício. Eles aproveitam seu último ano antes do ensino médio, uma mudança importante em suas vidas, quando eles vão ter que assumir muitas responsabilidades diferentes e serão considerados maiores.

Todos estão reunidos no aniversário de Maria em sua casa quando uma tia-avó perdida, chamada Úrsula surge batendo na porta e interrompe a comemoração. Por ser muito rica ela deseja que sua sobrinha-neta realize seu sonho debutando com as novas representantes da alta sociedade. Mas o problema é que Maria não tem vontade de fazer uma festa tradicional de 15 anos, ainda mais com aquelas meninas metidas que se acham melhores que ela.

Para completar o cenário, enquanto lida com o pedido de sua Tia-Avó, e sobre a sua lealdade para com ela, o seu namoro com Jack começa a passar por uma crise. Uma festa na casa de Maurício termina com um clima pesado entre Jack, Morgana e Méri, prima de Gertrudes que está chegando de mudança. Maria não sabe o que aconteceu para o desentendimento, mas sua melhor amiga e seu namorado não estão se falando. E será que o namoro deles vai resistir a essa descoberta?

A autora criou uma turma que se combina com perfeição, e todos os seus personagens lembram de alguma maneira alguém que você conhece, ou pessoas com que você estudou ao longo da vida. Fiquei felizmente surpresa com a Vanessa Martinelli, porque conseguiu com a continuação superar o primeiro livro que já era muito bom.

Gosto muito de como apesar de Maria e Jack serem principais, todos tenham um enredo e uma vida próprias, e momentos especiais. Como o triângulo amoroso que se forma entre André, primo de Maria, que se apaixona por Morgana depois que ela termina o namoro com seu príncipe rockeiro Caveira, e que tenta dissuadir Patrícia, apaixonada por André.

Acho que no que ela se propõe a fazer, dentro das histórias juvenis e adolescentes ela é uma das melhores escritoras brasileiras que tive contato. Suas personagens são bem reais, e as falas e situações muito engraçadas. Fazem 7 anos que me formei no nono ano como a turminha, mas mesmo assim dei muita risada com eles. Gostei demais do livro, e aposto que se fosse mais nova ia me divertir tanto quanto durante a leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena