quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coisas Frágeis

de Neil Gaiman (Editora Conrad)

Neste livro lançado no Brasil em dois volumes, o autor inglês traz contos e poemas muito únicos, que somente a sua mente criativa poderia conceber. Todos são cheios de mistério, terror, aventura, drama. Cada conto conta com um estilo narrativo, e todos eles te fazem pensar depois do ponto final. Muitas das histórias contidas em Coisas Frágeis tem uma qualidade etérea maravilhosa, uma perspectiva de sonho em que nada é o que parece e é possível se perder a qualquer instante.

A maioria das histórias de Coisas Frágeis tem algum elemento fantástico, ou de conto de fada, ou de sonho. Alguns dos meus favoritos me marcaram mais. No primeiro volume, Um Estudo em Esmeralda é um conto de Sherlock Holmes escrito pelo autor para uma coletânea, e que capta com perfeição o espírito do detetive inglês. O Problema de Susan conta uma parte não explorada na vida da personagem de As Crônicas de Nárnia, que com certeza vai surpreender muito os leitores.

Como Conversar Com Garotas em Festas é uma visão aterradora da existência alienígena na terra, de uma forma que você nunca imaginou, sem naves nem armas de laser. O Pássaro do Sol mostra um Clube Epicuriano, um grupo de pessoas que buscam a satisfação através da comida, provando pratos diferentes e peculiares na busca por novos sabores. O Monarca do Vale é um conto de Deuses
Americanos, também do autor.

No segundo livro, os poemas chamas a atenção por sua beleza e vocabulário. Pó Amargo conta a história de um homem muito insatisfeito com sua vida, até descobrir um segredo terrível que muda tudo. Cachinhos é uma releitura do conto infantil Cachinhos Dourados e os Ursos. O Crupe do Criador de Doenças é sobre uma doença que causa nos doentes a invenção de doenças imaginárias. Meninas Estranhas tem minicontos sobre meninas diferentes, e cada um é mais apaixonante que o outro. Um deles chamou minha atenção especialmente:

Meninas Estranhas – New Age
“Ela parece tão calma, tão quieta, mas seus olhos continuam fixos no horizonte. Você acha que sabe tudo o que há para saber sobre ela assim que a conhece, mas tudo o que acha que sabe está errado. A paixão flui através dela como um rio de sangue. Ela só desviou o olhar por um momento, e a máscara escorregou, e você caiu. Todos os seus amanhãs começam aqui.”

Gosto muito do Neil Gaiman e nada do que li dele até hoje me decepcionou, assim como Stephen King e Edgar Allan Poe que tem uma linha similar, ele tem trabalhos melhores do que os outros, e sua obra varia de acordo com o tema e o período. Esta antologia mostra por que ele é um dos melhores autores da atualidade, com uma variedade tão grande de obras que é como ter muitos livros em apenas um.

No início de cada volume há uma carta do autor com comentário a respeito de cada texto, com a origem de sua criação, para quê/quem ele foi escrito e seu propósito, ou apenas algum informação relativa ao enredo. Isso é um complemento muito bem vindo. Acho que esta estética dark e gótica sempre me atrai, e por isso gosto tanto do autor. Recomendo para quem já conhece ele, e para quem quer provar de sua escrita. Coisas Frágeis é leitura pra não ter arrependimentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena