quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Fantasma da Ópera

de Gaston Leroux (Editora L&PM)

O livro narra a história da grande casa de ópera de Paris, na França no início do século XX, que abrigava a Academia Nacional de Música, além do teatro onde eram exibidas as maiores peças da época, mostradas pelos maiores intérpretes da Europa. Como comum no meio artístico, rumores e superstições cobriam o local, e davam conta da presença de um fantasma no prédio, que era respeitado e temido por muitos.

A cantora principal, Carlotta, perde a voz no meio de uma apresentação e é substituída pela jovem Christine Daaé, que nunca teve uma chance de estrelato, mas que encanta a toda a audiência com sua voz doce e surpreendente, incluindo os dois novos diretores da ópera, que ainda aprendem como tudo funciona. Entre os admiradores da cantora está o visconde Raoul de Chagny, que a conheceu durante a infância, e agora se apaixona pela forma adulta daquela que fora um dia sua melhor amiga.

Mas Christine guarda muitos segredos, e mesmo gostando também de Raoul não pode se aproximar dele. Ela conta a ele que recebe visitas do Anjo da Música, e que ele a tem dado aulas de canto. Quando o visconde tenta descobrir mais sobre o professor misterioso que Daaé afirma ser um enviado celestial, mandado por seu pai que morreu, ele acaba encontrando mais similaridades entre o anjo Érik e o conhecido Fantasma da Ópera. Mas esta descoberta pode impedir que ele e Christine fiquem juntos, colocando em risco sua vida juntos e o futuro da ópera de Paris.

O livro é contado como se fosse uma investigação feita posteriormente, e leva em conta as opiniões daqueles que vivenciaram os fatos ocorridos na ópera. A narrativa conta os detalhes do funcionamento do local, e as particularidades dos personagens que ali habitam. A história é cheia de suspense e terror, e momentos que causam arrepios e logo depois tem cenas de amor lindíssimas, com declarações dos amantes como o melhor dos romances. Para quem aprecia boas histórias de terror, mas que tem um algo há mais é o livro perfeito.


O triângulo amoroso principal e formado por Christine Daaé, a jovem cantora, morena lindíssima, mas ainda insegura sobre como lidar com seu talento recém descoberto e com a fama, e com a saudades que sente do pai falecido que fora seu modelo e mentor. Apaixonado por ela está o visconde Raoul de Chagny, belo, porém frágil e romântico, que lembra dos momentos que os dois tiveram na infância perto do mar, ele teve uma vida privilegiada mas não é esnobe. Já Érik, o Fantasma da ópera é um homem deformado, mas com uma alma criativa e genial, que tem uma história de sofrimento, uma personalidade impulsiva e obcecada, ao mesmo tempo em que é dedicado ao seu amor por Christine e a sua música.

O livro é um sucesso por si só, e virou um musical nas mãos de Andrew Lloyd Weber em 1986, se tornando a peça mais vista na história da Brodway. A música principal do espetáculo, Phantom of the Opera já ganhou versões por diversos cantores e bandas. Para quem, como eu, ainda não

teve a oportunidade de assistir a este espetáculo vale a pena ver a versão cinematográfica do musical, baseado no livro. O ótimo filme dirigido por Joel Schumacher foi estrelado por Gerard Butler como o fantasma, e Emily Rossum e Patrick Wilson como Christine e Raoul. As cenas do teatro são lindíssimas e a forma como a história é contada é apaixonante, fotografia excelente e as versões das músicas ficaram lindas na voz dos atores. O filme está completo no Youtube, mas não fui eu que te contei. Mas como sempre, somente o livro pode dar a dimensão exata dos sentimentos destes personagens, então vale a leitura para quem gosta e quem ainda não conhece a peça.
Confira o trailer (de tv):


E a clássica música Phantom of the Opera com legendas em português:
 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena