segunda-feira, 28 de abril de 2014

Movimento Tropicaliano

de Balduel de Almeida (Editora Novos Talentos)

O país Tropicália é muito distante, mas tem semelhanças significativas com o Brasil, o que pode levar você a confundir os dois, mas não se engane, por que o povo deste lugar é patriota, respeita suas leis, acabou com a corrupção e se importa com a educação em primeiro luagr.

Na data em que seestá comemorando os cinquenta anos do “Dia do Basta”, importante revolução, ocorrida no inverno de 2013, o Senhor Schimidt, que já foi ministro da Justiça do país, decide enfrentar a mídia e contar o seu lado da revolução que desencadeou todas as mudanças em Tropicália no programa de Zé Eugênio, famoso apresentador do país.

O diálogo muito esperado, com uma das figuras mais importantes desta revolta pública serve para que ele, agora um senhor de idade, conte como a juventude de sua época se mobilizou para lutar contra um sistema fraco e pobre que explorava as pessoas com impostos brutais que não eram repassados ao povo na forma de melhorias.

Depois de tanta luta, o Movimento Tropicaliano subiu ao poder, e depois de muito trabalho, conseguiram em alguns anos transformar aquele lugar de corrupção em um país muito melhor, que respeito os seus cidadãos e que os faz ter orgulho de ser de Tropicália.

Gostei muito do livro. A escrita do autor é bem na forma de diálogo, com uma pergunta de Zé Eugênio e as respostas do Senhor Schimidt, tem um tom informal de conversa apesar do assunto sério. Como os capítulos são curtos, e o livro não é muito extenso a leitura é rápida e revigorante.

Fiquei muito surpresa com a qualidade das informações, os paralelos com o Brasil atual são expostos com um tipo de sarcasmo, e a metáfora de Tropicália atinge a todos nós que fomos as ruas para pedir mudanças neste país.

Para quem gosta de política, e se importa com a situação do país no que diz respeito a segurança, educação e fim da corrupção é um livro incrível. Para quem não se interesse por estes assuntos é um livro absolutamente necessário.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena