segunda-feira, 30 de junho de 2014

Eco Chic - Salvando o Planeta com Estilo

de Christie Matheson (Editora Matrix)

O livro tem uma premissa excelente, a de ensinar pequenas ações no dia-a-dia que podem ajudar o meio ambiente. Como tornar sua vida um pouco mais sustentável com ações simples? 


A autora começa o livro explicando que não é uma ambientalista nata e que seu ecologismo não é, de forma alguma, radical. Ela conta que escreve sobre muitas coisas, comida, moda, beleza, e com o tempo percebeu que tudo isto girava em torno da sustentabilidade e de novas práticas dos usuários. Usando seu conhecimento anterior, e depois de muita pesquisa, Christie passou a enumerar alternativas mais ambientais para ações e produtos de consumo. Fato é de nosso estilo de vida está matando nosso planeta envenenado aos poucos, e isso não vai mudar de uma hora para a outra.

No entanto, não é impossível gerar conhecimento suficiente nas pessoas para que elas passem a escolher métodos mais saudáveis e ecologicamente corretos de viver. Muitos dos erros que cometemos no dia-a-dia podem ser consertados com mudanças bem simples.

A autora passa a enumerar então muitas situações da vida cotidiana que podem ser feitos diferentes, como o desperdício de comida, água, eletricidade, combustíveis, materiais.  As divisões de capítulos falam sobre a casa, e tudo que pode ser feito para que ela seja melhor, depois sobre alimentação, produtos de beleza e higiene e quais são seus compostos e embalagens, roupas seus materiais e seu impacto e por fim estilo de vida e hábitos.

Cada final de capítulo tem uma lista com endereços, sites e telefones de empresas corretas, que fornecem produtos ou serviços ecológicos. É uma boa ideia para que o leitor não apenas veja o que deve ser feito corretamente, mas também como e onde. A edição do livro obedece ao seu propósito: ser ecológico. Ele foi impresso em capa e miolo e papel reciclado, o que não diminui em nada a beleza ou funcionalidade da edição. A parte interna é bem dividida, com as partes certas em destaque.

O estilo de Matheson é leve e divertido, e mesmo que o livro não seja uma narrativa ele é de leitura bem rápida. A autora inclui muitas de suas próprias experiências para complementar o assunto que está comentando no momento, isto aproxima o leitor do que está escrito. Acho que mesmo não sendo uma ecologista, ela conseguiu mostrar muitos pontos importantes e válidos que a maioria das pessoas ignora. 

No entanto, acho que ela poderia ser menos fútil em algumas sessões, em que aconselha o leitor a deixar de lado a coisa certa a fazer apenas por vaidade. Se você está escrevendo um livro alertando as pessoas sobre o que está errado, defenda este ponto de vista, ao invés de sugerir que ele faça errado. 

Falta um pouco de convicção sobre salvar o planeta à autora, mas isto não retira o ponto mais importante do livro: que ele realmente fornece muita informação pertinente a quem deseja levar uma vida mais verde, e tomar atitudes mais conscientes ecologicamente. Aprendi muito com as páginas, e recomendo a leitura, e ter como um livro de consulta, para usar em vários pontos da vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena