sábado, 21 de junho de 2014

Os Solteiros

de Meredith Goldstein (Editora Novo Conceito)

O livro se passa durante a festa de casamento de Matt Fee e Bee Evans, mas fala muito pouco dos dois. O mote são os solteiros convidados para o evento e que precisam ser inseridos na organização cuidadosa providenciada pela noiva. Eles são amigos, e precisam estar na festa, mas não fazem parte das famílias.

Estes cinco personagens tem vidas muito agitadas e cheias de problemas (como geralmente são as vidas), e você conhece um pouco da história de cada um deles com o passar das páginas. Hannah é uma mulher linda e independente que trabalha como diretora de elenco em Nova York, mas mesmo assim ainda não conseguiu esquecer seu ex, mesmo após três anos do fim do namoro.

Vicki é decoradora para uma rede de supermercados que sonha em ter o próprio negócio, e luta contra a depressão. Rob era amigos das duas, mas sempre foi apaixonado por Hannah mas eles nunca ficaram juntos, morando em outra cidade sua única meta na vida é cuidar de  sua Golden Retriever Liz, e esta é uma das partes mais bonitas do livro.

Nancy é uma viúva, amiga da mãe de Bee, que fica doente e pede ao filho Phil que vá no seu lugar ao enlace. Joe é o tio de Bee que vive em Las Vegas, e que apesar de ser o tio preferido da noiva tem uma relação estremecida com o resto da família.

O livro é dividido pelos capítulos de cada personagem, o que é muito bom por que não causa confusão sobre quem está no foco no momento. Os persongens são muito reais, pessoas com qualidades e muitos defeitos, enfrentando problemas e tentando viver suas vidas. Neste ponto, existe muito de análise de comportamento, e um pouco de auto-ajuda, por que é possível se identificar com diversas cenas e dilemas dentro de Os Solteiros.

Este é o primeiro livro da autora que leio, e o estilo dela é interessante, porque descreve bem os ambientes (sem levar uma eternidade fazendo isto), e também tem cenas insólitas e divertidas, misturadas com partes muito comuns e reais. Achei a narrativa bem fluida, e o livro de uma leitura rápida, até por que ele não é muito extenso.

Acho que a sinopse podia ter sido colocada de outra forma, por que te faz pensar que o livro fala sobre o casamento, e principalmente sobre Bee, a noiva, que aparece muito pouco no livro. A grande parte das cenas está em flashbacks dos convidados, e não no casamento em si. Não que o livro seja, ruim, não é. Adorei a estrutura e gostei muito da história, mas confusões podem ser evitadas com uma sinopse mais clara. Achei a capa linda, seguindo o estilo da original americana, com o título em relevo dourado, e a diagramação ficou simples e charmosa.

Recomendo para quem curte dramas da vida, e um pouco de humor negro, uma estrutura literária diferente, além de histórias sobre casamento. Não procure se você quer um mundo cor-de-rosa, ou um chick-lit cabeça de vento.


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena