terça-feira, 15 de julho de 2014

Crianças com câncer usam a literatura para enfrentar o tratamento

Depois de recontarem a história da Chapeuzinho Vermelho usando a criatividade e a imaginação, como elas mesmas definem, três das quatro crianças envolvidas no projeto “Pequenos Escritores”, da Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias), e que ainda estão em tratamento no Distrito Federal, têm expectativas e planos para o futuro.

João Vitor Neves de Souza, de dez anos, gostou tanto da experiência que quer escrever a própria história de luta contra o câncer. Ele é otimista e diz que vai não só contar como desenhar as ilustrações de seu livro antes de completar 11 anos.

Assim como para a família de João Vitor, o diagnóstico de câncer foi um choque para Daiani Reis, mãe de Kayck Reis dos Santos, de oito anos, também um dos autores do livro Chapeuzinho Vermelho da Abrace. De Boa Vista, em Roraima, Kayck e a mãe estão em Brasília há sete meses. Ela conta que, em setembro de 2013, o filho começou a sentir febre, dores nas pernas, desmaio e a perder muito peso. A princípio, foi diagnosticado com anemia falciforme, mas depois de exames mais detalhados veio a notícia: Kayck Santos estava com leucemia.

Tímida e dócil, Alexandra King Henry, de sete anos, diz com orgulho ser ela quem desenhou a Chapeuzinho Vermelho e também ajudou a contar a versão da história. Ela e a mãe, que são de Roraima, estão em Brasília há oito meses para o tratamento de leucemia de Alexandra. Ela cursava o 1º ano do ensino fundamental quando veio para a capital federal. Alexandra gosta de estudar e, quando crescer, quer “ser médica de tirar sangue” e também delegada “para mandar”. Nas horas vagas, na casa de apoio da Abrace, Alexandra gosta de andar de bicicleta e passear pelo local.

De acordo com a psicóloga da Abrace, Daina Teixeira Guiga, a casa tem outros projetos para o “Pequenos Escritores”, que existe desde fevereiro. 

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena