quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Aprendi com Jane Austen

de William Deresiewicz (Editora Rocco)

O autor era um estudante de literatura que torcia o nariz para Jane Austen. Ele achava que não passava de narrativas rurais escritas para mulheres, e quando confrontado com um trabalho foi obrigado a ler Emma. E tudo em sua vida mudou a partir de então, como Emma, William vinha sendo muito certo de si e muito mesquinho e não estava enxergando as inúmeras possibilidades na sua frente.

Na narrativa autobiográfica, Deresiewicz conta como começou e se estabeleceu sua relação com a obra de Jane Austen, autora britânica que escreveu 6 romances em sua carreira, entre eles o mais famoso sendo Orgulho e Preconceito (para ler mais sobre ela, clique aqui). 

A cada momento que ia descobrindo um dos romances de Jane Austen, de alguma maneira esta história podia ser relacionado com o estado atual de sua vida, e William começou a gostar muito. Das histórias fictícias e amadas de Austen ele tirou muitas lições de vida, e passou a ser uma pessoa melhor com o que aprendeu.

A experiência deste autor nos mostra que não podemos nunca subestimar uma obra ou artista pelo que dizem, no mínimo a peça merece ganhar a atenção de ser observada para que uma opinião pessoal seja estabelecida. Dizer que um determinado livro é ruim é muito subjetivo pois cada pessoa vê a obra com sua própria ótica e um livro que eu odiei você pode amar e vice-versa.

William Deresiewicz encontrou uma maneira criativa e curiosa de contar a história de sua vida, ao mesmo tempo em que faz ótimas análises da obra de Jane Austen. Ele escreve sobre os temas acadêmicos, mas de uma forma que qualquer pessoa pode ler e entender, e não deixa nenhuma das obras da autora de fora, analisando diversos aspectos das narrativas. Eu recomendo a leitura para quem já leu Austen, para não ganhar nenhum spoiler, mas de restoé uma ótima leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena