quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Os Segredos de Colin Bridgerton

de Julia Quinn (Editora Arqueiro)

No quarto livro da apaixonante série Os Bridgertons, somos reapresentados à Penelope Featherington, a moça que sempre esteve nas margens dos salões de baile nos livros anteriores da série era notada apenas pela vontade de sua mãe de casar as filhas imediatamente e pelas cores infelizes de seus vestidos. Muitos anos passaram e ela ainda não se casou, e começa a se resignar a uma posição de solteirona, onde poderá ficar em casa com sua mãe e não mais sair de casa sempre à procura de m marido.

A companheira mais leal de Penelope é Eloise Bridgerton, que também não casou. Juntas as duas podem desfrutar do melhor da sociedade londrina sem a obrigação de serem vistas e admiradas, deixando isso para as meninas mais jovens. As duas se divertem lendo as Crônicas da Sociedade de Lady Whistledown e tentando imaginar quem poderia escrever os textos que comentam a vida de todos que elas conhecem. O que Eloise não sabe, no entanto, é que Penelope alimentou durante anos uma paixão por seu irmão Colin. Ele é o solteiro mais cobiçado da cidade há muitos anos, mas adotou para si a ideia de permanecer sozinho para poder viajar, então assim que retorna de uma viagem a um país distante, ele fica um pouco na casa da mãe para em seguida partir novamente.


Colin sempre tratou Penelope muito bem, foi cordial, educado, conversando com ela todas as vezes que ela visitava Eloise, e também a tirando para dançar nos bailes. Ela nunca deixou de gostar dele, mas sabia em seu íntimo que ele não ia se casar, e que ela não conseguiria aceitar o pedido de outro rapaz (mesmo que algum rapa tivesse lhe feito um pedido de casamento, o que não aconteceu.)

A relação dos dois começa a mudar quando do retorno de Colin de sua última viagem ao Chipre, ele está mudado, menos propenso a sair pelo mundo num ímpeto. Da mesma forma Penelope está mais madura e feliz. O tom cordial da conversa dos dois passa lentamente a um flerte e quando Penelope descobre um dos segredos de Colin a relação dos dois fica muito estreita. Quando ele, descobre o maior segredo dela, no entanto, tudo muda de figura, e a discórdia pode afastar a possibilidade com a qual ela sempre sonhou.


Não preciso me estender muito mais em comentários sobre a Julia Quinn, a mulher é positivamente diabólica em suas tramas, e a série Bridgerton me conquistou de uma forma que mal posso esperar pelo próximo volume. Sua narrativa é fluida, cheia de graça e humor. Suas personagens são inteligentes, e tem várias falhas que tentam corrigir ao longo da narrativa, e é possível ver a evolução.

A ideia de escrever um livro contando a história de cada irmão da família criou uma proximidade muito grande entre o leitor e os outros personagens, você fica esperando eles aparecerem para saber como anda a vida deles. Além de que é uma delícia relembrar de fatos que já aconteceram com Colin e Penelope nos livros anteriores, além de captar elementos das narrativas futuras. Por isso que a série pode ser lida individualmente, mas eu não recomendo. Perder estes pequenos toques seria imperdoável, então a leitura em ordem se faz obrigatória.


Adoro a maneira como as mulheres de Julia Quinn são fortes, independentes e muito a frente de seu tempo. Pode-se notar claramente que a autora é uma feminista, apesar de escrever sobre uma época em que as mulheres tinham poucos direitos e muitos deveres ela sempre consegue torcer a história para que a personagem saia ganhando. Recomendo a leitura da série para qualquer pessoa que goste de romances, de históricos e de momentos de puro prazer literário.

Para conferir os primeiros post da série:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena