quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Música do Silêncio

de Patrick Rothfuss (Editora Arqueiro)

Na série de livros A Crônica do Matador do Rei, uma personagem chama muito a atenção do leitor. Uma amiga de Kvothe, chamada Auri é uma menina magricela e desgrenhada que vive nos subterrâneos da universidade. Ela é esperta, ágil, desconfiada, mas acima de tudo uma alma cheia de sensibilidade em um mundo duro. A amizade dos dois tem alguns dos momentos mais lindos de O Nome do Vento e o Temor do Sábio.



Antes de agraciar seus leitores com o terceiro e último volume de sua série, Patrick Rothfuss decidiu contar um pouco mais sobre Auri, mas na apresentação do livro já escreve contando que “talvez você não queira comprar este livro”. Alguém ensine marketing para este homem? Hahahaha

Ele e o tipo de autor de quem eu leria até a lista de compras, então certamente que me interessei pelo livro curtinho, com apenas 130 páginas. Nele, conhecemos a rotina de Auri nos subterrâneos, acordar, encontrar coisas, mudar os seus objetos de lugar, procurar comida, tomar banho. Mas principalmente, os leitores tem a chance de conhecer pela primeira vez a personagem.



Sua forma de pensar e de ver o mundo é muito particular, tanto que em certos pontos é possível se dividir entre a pena e a compaixão. Auri tem uma vida simples, e vive seus dias encontrando coisas para fazer, achando novos caminhos nos subterrâneos, e salas abandonadas cheias de pequenos tesouros. Ela conta os dias até seu próximo encontro com Kvothe, seu amigo da superfície que sempre lhe traz presentes.

É impossível ler este livro e não se roer de curiosidade, imaginando de onde veio a Auri, e pelo que ela passou até chegar onde está neste momento. Se sabe que ela foi uma aluna da universidade, mas não por que parou de estudar, nem por que vive sozinha debaixo da terra. Onde está sua família, e seus outros amigos, são dúvidas que vão permanecer.

 
Auri sempre foi cheia de mistérios e segredos, alguns vão sendo revelados lentamente nesta breve narrativa, mas muitos seguem atormentando. Este livro é simplesmente lindo, não posso dizer muito mais, exceto que adorei. A narrativa de Rothfuss tem uma força impressionante, e ele realmente consegue tornar qualquer cena por mais simples em uma história cheia de emoção e interesse para o leitor. Sua escrita consegue ser poética e fluida ao mesmo tempo, ele usa palavras difíceis e expressões incomuns, mas mantém a simplicidade sem ser pedante.

Poucos autores tem o talento de criar personagens tão palpáveis nas páginas de um livro. Auri é para mim uma pessoa viva e que respira, com uma mente e um coração tão puros e doces quanto se pode ser. A nós, fãs, resta esperar pelo próximo volume da saga de Kvothe depois deste belo e agradável desvio.   

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena