segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Mundo Pelos Olhos de Bob

de James Bowen (Editora Novo Conceito)

Em seu primeiro livro, Um Gato de Rua Chamado Bob, o ex-viciado e músico de rua James Bowen contou como a chegada de um companheiro felino e laranja mudou sua vida drasticamente. Neste novo volume, ele compartilha mais histórias de seu cotidiano com o gato Bob, além de relatar o processo de escrita, publicação e divulgação do primeiro livro.

James começa a narrativa recapitulando um pouco de seu primeiro livro, e acho que faria mais sentido ao leitor ler o primeiro antes de tentar este, mesmo que a contextualização seja bem completa em todos os episódios que ele compartilha ou relembra.


Após de livrar do vício em heroína, James está vendendo a revista Big Issue nas ruas de Londres, sempre acompanhado de seu fiel escudeiro. O gato Bob se adaptou bem à sua vida com músico, mesmo sem que se saiba nada sobre seu passado antes de ser encontrado por James. O felino chama a atenção dos passantes, e conquista compradores, ajudando James a mantê-lo.

A dupla passa por muitas aventuras, e em cada situação descrita James ensina um pouco de seu próprio aprendizado tendo gatos. Sua história de superação é um exemplo para todos. Não há como ler qualquer um de seus livros e não se sentir tocado pelos seus relatos. Uma vida de tristeza e sofrimento que foi transformada por uma amizade incomum.


Acho que a razão por que tantas pessoas se apaixonaram pela história de James e Bob é o amor incondicional que recebemos dos animais. Um pet nunca vai e julgar pelas suas decisões na vida, pela sua raça, condição social, religião, gênero ou orientação sexual. Ele sabe que você é um humano sem rumo que precisa de amor, e vai dá-lo sem esperar nada em troca. Ou bem, esperando alguns carinhos e comidinhas em troca.


Gostei muito de saber como foi o processo de escrita do primeiro livro, e acho que o estilo de Bowen se mantém consistente do primeiro para o segundo livro, sem mudar muito. A leitura é acessível, e a linguagem simples e divertida é o livro perfeito pra ler sem preocupação e em pouco tempo. Uma leitura que eu recomendo a todos, mas principalmente para quem ama animais, e belas histórias de vida.
No Youtube existem vários flagras da dupla, e sempre dá muita vontade de apertar o Bob de tão fofo, como esse daqui:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena