terça-feira, 2 de junho de 2015

TAG: Isso ou Aquilo

Oi gente, hoje vou responder essa Tag que vi há muito (mas muito mesmo) tempo no blog Doce Sonhadora. Não sei quem criou, mas quem a traduziu foi a Tatiana Feltrin do canal TINY little ThInGs.

1) Áudio book ou livro?
Livro, sempre. Eu nunca consegui ouvir um audiobook inteiro, sei lá me dá um pouco de agonia. Acho que o livro em si me permite captar a história bem melhor

2) Capa dura ou mole?
Quando existe a opção, capa dura. O livro dura muito mais, e os hard cover geralmente são muito mais caprichados. Pena que no Brasil são poucas as editoras que investem nessas edições, as brochuras são bem mais comuns.

3) Ficção ou não-ficção?
Ficção! Apesar de ler muita não-ficção para a faculdade, e porque adoro biografias acho que a vida real as vezes é muito brutal, e é melhor se perder nas fantasias irreais. Tem dias em que só um mundo com magia pode ajudar, e só a ficção nos oferece isso.

4) Fantasia ou vida real?
Vide resposta acima. hahaha Não, mas sério, óbvio que a gente tem que viver no mundo real, com uma vida real, nada de passar o tempo inteiro sonhando. Mas não vejo impedimentos para ter um pouquinho de fantasia todos os dias.

5) Harry Potter ou Crepúsculo?
Muito difícil escolher. Li os primeiros livros do Harry quando tinha a idade dele, e fui crescendo junto com a série, então foi uma parte bem marcante da minha vida. Mas ao mesmo tempo Twilight foi uma grande paixão literária da minha adolescência, então não posso escolher uma série das duas.

6) Ebook ou livro físico?
Eu prefiro pessoalmente o livro físico, acho que a experiência de estar com o livro na mão faz parte da leitura. Ainda leio bastante digital, mais pela praticidade, mas acho que no Brasil os valores ainda não compensam. Não sou muito radical entre o que é melhor ou o que é pior, mas uma coisa é certa: o livro impresso nunca vai morrer.

7) Comprar ou pegar emprestado?
Quando eu era mais nova, só pegava livros emprestados, por que não tinha condições de comprar. Tudo que eu lia era de bibliotecas. Hoje em dia leio pouca coisa da biblio por que tenho muitos livros não lidos em casa, e gosto de comprar para poder ter na estante e consultar ou reler sempre que quiser.

8) Livro único ou série?
Acho que os dois tem suas vez. As séries que tem um propósito de ter mais livros me encantam muito, mas tem autores dividindo história que podia ser contada em um único volume em 8 livros só para vender mais exemplares, o que não curto. As vezes quando estou meio saturada das séries também é bom ler um livro único, sem me apegar aos personagens, ou saber que mais tarde vou precisar dar continuidade a esta história.

9) Livraria física ou online?
Eu gosto das físicas pelo charme, e pela possibilidade de pegar o livro na mão, folhear, ver o tipo de papel, enfim, conferir a edição. Mas acho os preços das livrarias físicas muito irreais para atualidade, e prefiro comprar nas livrarias online estritamente por causa do valor reduzido.

10) Livro longo ou curto?
Depende muito, acho que os autores devem usar o espaço que acham necessário para contar sua história. Já li livros gigantes cheios de enrolação, e livros curtinhos que contam uma história rica e detalhada. Acho que cada caso é um caso.

11) Drama ou ação?
Tem espaço para todas as leituras na minha vida, mas drama e ação são alguns dos livros que menos leio. Se tiver que escolher seria ação, onde entram as histórias policiais.

12) Ler no seu canto ou tomando sol?
Eu leio mais no meu quarto, ou na sala de casa que são lugares calmos e tranquilos. Mas qualquer lugar me serve. Gosto muito de ler ao ar livre, mas não tenho muitas oportunidades de fazer isso com meu tempo curto, então leio mais no meu cantinho mesmo.

13) Chocolate quente, café ou chá?
Chá, sempre toda vida, de todos os tipos e gostos, com limão, com mel, com leite, whatever, chá, apenas.

14) Ler resenha ou decidir por si?
Eu sempre leio muitas resenhas, por que a gente precisa visitar os blogs dos amigos, né gente ;). Mas no fim a minha decisão é a que conta, não vou correr pra ler um livro que não me interessa mesmo que todos estejam elogiando, da mesma maneira que não vou deixar de ler um livro que estou com vontade por que alguém não gostou dele primeiro. Acho que cada pessoa é diferente e pode se interessar por uma história que outra pessoa não curtiu.

Era isso, espero que vocês tenham gostado! Não vou taggear ninguém, mas se quiser levar adiante a Tag é só contar quem traduziu e que você viu ela por aqui! :)

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena