quinta-feira, 30 de julho de 2015

Man Booker Prize anuncia lista com 13 semifinalistas

A organização do Man Booker Prize, um dos mais importantes prêmios literários do mundo, anunciou nesta quarta-feira (29) a lista com os 13 livros semifinalistas da edição de 2015. Pelo segundo ano, a honraria escolhe livros não apenas de autores de países do Reino Unido, mas aceita inscrições de qualquer título escrito em inglês com edição britânica. Desta vez, são cinco escritores americanos ante quatro do ano anterior.

Entre os pré-finalistas está Bill Clegg, escritor, agente literário de Nova York e ex-usuário de drogas. Clegg tem dois livros publicados no Brasil: "Noventa Dias" e "Retrato de Um Viciado Quando Jovem", ambos da Companhia das Letras. As mulheres são maioria em 2015: são sete autoras finalistas e seis autores. Entre elas, a irlandesa Anne Enright, já vencedora do Booker Prize em 2007 por "O Encontro", editado no Brasil pela Alfaguara.

A lista com os finalistas será anunciada em 15 de setembro e o vencedor, em 13 de outubro. Os escolhidos na próxima etapa levam 2.500 libras (cerca de R$ 13 mil) e o vencedor, 50 mil libras (R$ 260 mil).

Veja os 13 semifinalistas do Man Booker Prize:
Bill Clegg (EUA), por "Did You Ever Have a Family"
Anne Enright (Irlanda), por "The Green Road"
Marlon James (Jamaica), por "A Brief History of Seven Killings"
Laila Lalami (EUA), por "The Moor's Account"
Tom McCarthy (Reino Unido), por "Satin Island"
Chigozie Obioma (Nigéria), por "The Fishermen"
Andrew O'Hagan (EUA), por "The Illuminations"
Marilynne Robinson (EUA), por "Lila"

Via: Folha.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena