quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sejamos Todos Feministas

de Chimamanda Ngozi Adichie (Editora Companhia das Letras)

Um discurso da escritora nigeriana no ciclo de palestras TEDxEuston, em 2012 que virou praticamente um viral com milhões de visualizações no Youtube e foi musicado pela Beyoncé no hit Flawless, esse texto foi publicado em um livrinho pequeno, mas de valor inestimável.

Na leitura que não leva mais do que vinte minutos, Chimamanda fala sobre a sua visão pessoal de feminismo, e o que significa para ela se ver e agir como uma feminista. De cara suas concepções vão de encontro ao feminismo extremo, e às noções preconcebidas de que as mulheres feministas são infelizes, odeiam os homens, não se casam, não se cuidam. A autora diz que então ela é uma "feminista feliz, que gosta dos homens e adora usar salto alto e batom, mas o faz para si mesma.

Pessoalmente gosto muito da visão de Chimamanda Adichie sobre o assunto, um ponto de vista que é bem próximo ao meu próprio, e de outra grande feminista, a atriz Emma Watson. Para quem não viu, Emma lançou uma campanha com a Onu, chamada #HeForShe, em que pede que todas as pessoas devem ser feministas e se reconhecer como tal, pedindo a igualdade de gêneros a que todos nós temos direito.

No discurso, Adichie fala conta sobre a primeira vez em que foi chamada de feminista aos catorze anos, por um amigo. Conta de sua experiência na escola, onde tirou a maior nota da turma e devia ter sido monitora, mas sua professora deu o cargo a um menino, mesmo ele tendo a segunda maior nota da sala. Ela exemplifica todos os seus pontos de vista, e possíveis críticas, antes que sejam feitas.
Uma foto publicada por Paola Severo (@paola.severo.71) em

A autora que é um dos maiores expoentes da literatura recente da África é um exemplo, e tem palestras excelentes na internet. Ela reconhece que a Nigéria, onde nasceu, é um país com muitos problemas, muitos deles referentes a gênero. No entanto, ela também tem o otimismo para passar sua mensagem e dizer que sim, a igualdade entre homens e mulheres é uma possibilidade.

Livro para ler, reler, decorar e guardar na cabeceira para futuras consultas, guia de vida, e regras para seguir todos os dias. Sejamos todos Feministas é uma leitura obrigatória para homens e mulheres de todas as idades no século XXI.

Para quem quiser conferir o discurso, tem aqui:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena