quinta-feira, 17 de março de 2016

Lama

de Juliano Andrade Silva

Na Santa Catarina de 1960, uma série de crimes misteriosos abala a cidade portuária de Itajaí. A trama de Lama, de Juliano Andrade Silva é protagonizada pelo jornalista Renato, que cansado de encobrir os fatos verdadeiros por que o jornal para o qual trabalha defende os poderosos, decide investigar sozinho os assassinatos que estão acontecendo na cidade.


Tendo como cenários vários pontos conhecidos da cidade como a Igreja Matriz e o Palácio Marcos Konder, a graphic novel se desenrola lindamente, com um traço que é ao mesmo tempo familiar, agradável aos olhos e criativo. A história de época tem o charme do período, e a narrativa se desenvolve a partir do contexto policial para um conto sobrenatural, e tem um desfecho surpreendente.


Mesmo tendo visitado a cidade apenas por um final de semana, pude reconhecer muito do clima geral da cidade na história. Como é uma cidade portuária, Itajaí tem esse charme de lugar que reúne gente diferente, e acho que isso ficou bem visível na HQ.

 
Deve gostar desta história quem curte trabalhos nacionais, quem se interessa por narrativas que misturam a história real com a história inventada, e principalmente para os fãs de multigênero. Lama é tão completa porque consegue unir terror, sobrenatural, drama e policial tudo numa mesma história,sem perder o ritmo da leitura. 
 
Os personagens são muito interessantes, e as surpresas e reviravoltas prendem na leitura até que você termine. é impossível largar até saber como vai ser o final da história. 
 
 
O trabalho realizado pelo quadrinista é primoroso, a história complementa a arte sequencial e a união das duas partes forma um trabalho realmente competente. Para quem gosta de quadrinhos é uma oportunidade única de prestigiar o trabalho independente de um artista brasileiro (já que tem gente que pensa que só os estrangeiros sabem desenhar). Além disso, Lama expõe muitas verdades sobre a corrupção e a ambição, uma história com elementos fantásticos, mas permeada de realidade.

A má notícia é que por ser uma publicação independente talvez seja difícil de encontrar esta HQ para comprar. A opção mais viável é comprar pela internet, ou visitar Itajaí como eu fiz! hahaha Esta HQ aliás, foi presente dos queridos Ana e Yuri. <3 Muito obrigado gente, fiz ótimo proveito!

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena