terça-feira, 12 de abril de 2016

Watchmen

de Alan Moore e Dave Gibbons (Editora Panini e DC Comics)

Tive a oportunidade de reler Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, e além da qualidade superior da edição definitiva da DC Comics publicada no Brasil pela Editora Panini, com capa dura e muito material extra nas 460 páginas, voltei a ser surpreendida pela atemporalidade desta obra. A primeira vez que li Watchmen foi em formato pdf no computador, e mesmo assim foi uma experiência única. No entanto, ver a versão impressa foi muito superior. Comprei a minha quando estive em São Paulo na Comic Con Experience, e como contei na Caixa de Correio de Quadrinhos foi bem difícil por duas razões: a primeira foi o preço, mais de 100 reais que chorei um pouquinho por dentro pra pagar; a outra foi o peso, porque trouxe esse tijolão na mochila dentro do avião e do ônibus. Aliás tenho quase certeza de que este foi o maior preço que já paguei na vida por um livro, então vocês levem em consideração o meu amor pela obra, mão de vaca como sou, para pagar tudo isso. 


Nos Estados Unidos de 1985 um grupo de super-heróis aposentados é alvo de uma conspiração de assassinato. Mas o problemático Rorschach é o único que percebe e ninguém está disposto a levar um sociopata paranoico a sério. No entanto a ameaça não é apenas para os Watchmen, e sim para toda a raça humana.


No auge da Guerra Fria, o país vive um totalitarismo opressor e ainda sofre com os efeitos da Segunda Guerra Mundial e da Guerra do Vietnã, nas quais os heróis tiveram extensa participação, antes de lidar com a proibição das máscaras através da reclusão. Na história conhecemos a história do primeiro grupo de super-heróis, os Minutemen. Segundo a explicação da história, tudo começou com os bandidos que se fantasiavam e saíam para cometer crimes, protegendo assim a sua identidade. Em seguida os policiais e vigilantes passaram a usar fantasias também.


O clima de guerra nuclear e a força inigualável de seus personagens icônicos faz de Watchmen uma das melhores graphic novels já escritas. A obra que já foi eleita pela revista Time uma das 100 maiores obras de língua inglesa de todos os tempos, é o complemento exato entre uma história devastadora com um traço ímpar.




Fico triste apenas que o Alan Moore não produza mais e seja tão recluso, cada coisa que esse homem escreve tem uma força primordial. Não sei explicar, mas de alguma maneira as suas obras conseguem te fazer pensar, questionar a realidade, e tem empatia a ponto de se colocar no ponto de cada um dos personagens, sofrendo com eles as suas agruras. Você pode conferir aqui no blog minhas resenhas anteriores para outras obras dele como Do Inferno, A Liga Extraordinária e V de Vingança.  

http://athosds.tumblr.com/post/138420693596/films-list-2-watchmen-i-heard-joke-once-man

O mundo assolado pelas misérias humanas é representado
por Comediante, Ozymandias, Dr. Manhattan, Coruja e Espectral, tão diferentes quanto podemos ser. Uma obra para ler e reler várias vezes, de uma riqueza impressionante, complexa e fascinante. 

A obra foi adaptada para o cinema em 2009 por Zack Snyder. O filme foi muito fiel, deixou de mostrar apenas alguns elementos da HQ, mas de uma maneira geral fez uma adaptação à altura desta obra-prima. Gosto muito do trabalho do cineasta, mesmo que ele seja criticado, mas este filme ficou realmente grandioso. Os personagens ganharam representações à altura, e os atores conseguiram incorporar cada personalidade complexa de forma completa.

Confira o trailer legendado:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena