quinta-feira, 5 de maio de 2016

Como Eu Era Antes de Você

de Jojo Moyes (Editora Intrínseca)

Livro mais vendido nas últimas semanas, não surpreende que Como Eu Era Antes de Você seja fenomenal. A história começa simples, com Louisa, uma jovem de 26 anos que ao perder seu emprego em um café busca uma nova oportunidade de trabalho. Lou é uma personagem maravilhosa, ela não tem ambição, apenas está contente e satisfeita com sua vida da maneira que ela está: um trabalho simples que paga razoavelmente e ajuda a sustentar sua casa, morar no seu quartinho no andar de cima, namorar com um triatleta chamado Patrick que se importa apenas com o esporte e sua condição física.


Quando o café fecha, levando consigo o único emprego que ela teve na vida, ela começa a buscar outras opções. Mas não é fácil, ela não tem qualificação, nem experiência. Com sorte, ela é contratada como assistente de cuidadora, pela família de Will Traynor, um tetraplégico, de 35 anos. Will costumava viver uma vida muito ativa, morava em uma grande cidade, namorava uma barbie, tinha um grande emprego corporativo e praticava muitos esportes radicais. Tudo isso mudou no dia em que ele atravessou uma rua ao celular e foi atropelado por uma moto, fraturando vértebras e perdendo o movimento para sempre. 

Lou de início sofre com a amargura de Will, que apesar de rico e inteligente não consegue se adaptar à sua nova realidade física. Junto com a relação de trabalho, os dois começam aos poucos a cultivar uma amizade peculiar, em que ela tenta animar seu paciente e amigo a ver as coisas boas da vida. Lou está nesse trabalho para fazer companhia, observar Will, e animá-lo. 


Logo a relação de trabalho dos dois extrapola o ambiente da casa adaptada de Will. Lou consegue convencê-lo a fazer pequenos passeios, sair com o carro e ir a outros lugares, ver pessoas diferentes. Nesse meio tempo, a vida dela passa a mudar ainda mais. Ela está ganhando um salário melhor, sua irmã e seu sobrinho vão morar em outra cidade, e em sua cada permanecem ela, seus pais e seu avô doente. Sua relação com Patrick está da mesma maneira há anos, mas ela apenas segue levando.


Lou e Will vão aos poucos descobrindo um no outro sentimentos, e uma grande amizade surge. A jovem sem ambição, que vivia uma vida simplória, tem sua história mudada para sempre a partir deste momento. Jojo Moyes encanta milhões de leitores com suas histórias, e esta é sem dúvida uma das mais tristes de todas. Não pude controlar as lágrimas durante a leitura. A autora mostra com maestria uma relação complicada, e para isso cria dois personagens tão reais e cheios de camadas, que é impossível não se apaixonar por eles.


Cada falha de caráter, cada qualidade, fazem de Will e Lou ainda mais reais, e a leitura ainda mais significativa. Que alegria conhecer esta história, conviver com esses personagens, e se apaixonar a cada página, a cada linha. Um dos aspectos que mais gostei foi o modo da autora tratar a deficiência com dignidade, ela não estimula o leitor a ter pena de Will porque ele é tetraplégico, mas sim mostra um ser humano real, com dor, com uma personalidade encantadora e impossível de não amar.  

Para evitar a ressaca literária que se segue após Como Eu
Era Antes de Você, só mesmo lendo a sequência, Depois de Você. E aguardar a adaptação cinematográfica, que estreia em 16 de junho com direção de Thea Sharrock. No elenco estão Emilia Clarke e Sam Claflin nos papéis principais, além de Matthew Lewis, Jenna Coleman e Charles Dance. Pelos trailers já divulgados já dá pra ver que o filme será bem fiel ao livro, e muitas cenas especiais vão acontecer na telona. 

Confira o trailer:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena