quarta-feira, 25 de maio de 2016

Uma Breve História do Tempo

de Stephen Hawking (Editora Intrínseca)

Clássico da física, Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (Editora Intrínseca) ganhou uma nova edição revisada em 2015. Antes de comprar o livro, li uma resenha de um físico que dizia que o leitor leigo entenderia cerca de 30% de seu conteúdo. Pra mim já seria o bastante. Acho que além de o ensino da física ser fraco no ensino público (em que estudei a vida toda), eu não tive o interesse que deveria no tema, negligenciando um conhecimento que agora me faz falta. Então, correndo atrás do prejuízo estou tentando sanar algumas deficiências, conteúdos que eu gostaria de conhecer melhor.


Em seu livro, um dos físicos mais renomados da atualidade explora a história da física, a biografia de figuras como Galilei, Einstein e Newton, as principais teorias e descobertas, e também reflete em volta de questões como a origem do universo e a existência do tempo. Todas estas questões tão interessantes exercem fascínio no leitor, e geram uma sensação de insignificância latente. 

O que são os nossos problemas mesquinhos perto dos buracos negros e da grandiosidade dos mistérios da criação? Nós vivemos aqui se engrandecendo, se achando super importantes quando na verdade não somos nada comparados ao tamanho do universo e todos os mistérios nele. É quase impossível não sentir uma ponta de tristeza.



O estilo de Hawking transforma um tema pesado e um conteúdo difícil em uma leitura muito mais agradável do que parece a princípio. Ele faz certos comentários, com um humor tão inesperado em livro sério assim que as vezes é impossível conter o riso.

Quando comecei a leitura já esperava uma leitura séria e densa, e um conteúdo muito técnico, e felizmente fui surpreendida pela maneira leve que o livro foi conduzido. Mas mesmo desta forma, o conteúdo é pesado e exige concentração e um tempinho para pensar em todas as revelações. Tanto que fui lendo um capítulo de cada vez, para conseguir absorver com calma tudo que tinha lido.
 


O conteúdo do livro acaba sendo bem variado, apesar de tratar em geral sobre a física, tem muito sobre a história, sobre astronomia.
"Como veremos, o conceito de tempo não tem significado antes do início do universo. Isso foi observado pela primeira vez por Santo Agostinho. Quando lhe perguntavam 'o que Deus fazia antes de criar o universo?', sua resposta não era 'Ele estava preparando o inferno para pessoas que fizessem perguntas como essa'. Em vez disso, respondia que o tempo era uma propriedade do universo criada por Deus e não existia antes dele" (pg. 19).

Os gráficos e imagens não são tão abundantes quanto poderiam ser, mas ajudam de maneira bem clara a entender alguns conceitos que podem não ficar muito claros na leitura. Acho que o mais legal é que após a leitura o interesse vai te obrigar a procurar mais sobre os assuntos do livro.
 
Esse é o tipo de livro que todas as pessoas não só deveriam ler, mas todas merecem ter este tipo de conhecimento.

Acredito ter absorvido mais de 30% de Uma Breve História do Tempo, e fico cada vez mais encantada com a forma simples em que foi escrito este livro de recheio tão complexo. Uma obra repleta de genialidade e bom humor para aguçar a curiosidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena