quinta-feira, 23 de junho de 2016

HQ holandesa January Jones chega ao Brasil pela AVEC


A AVEC Editora estreia em grande estilo na sua empreitada de trazer ao Brasil novos títulos europeus. A partir de junho chega às livrarias e comic-shops January Jones: Corrida Contra a Morte (48 páginas, 21x28cm, papel couché 170g, R$ 34,90), escrita por Martin Lodewijk e desenhada por Eric Heuvel. O álbum é o primeiro volume de uma série ambientada na década de 1930 e que narra as aventuras de uma aviadora destemida. Na Europa a personagem é considerada a sucessora de Tintim dentro do estilo de quadrinhos conhecido como linha clara.

Em suas aventuras, January Jones viaja pelo mundo a bordo de um avião Havilland Comet, enfrentando conspirações e perigos com muita ação, aventura, suspense e humor. Uma característica marcante dos álbuns da personagem é a inserção de citações a fatos e personagens históricos. Para um melhor aproveitamento da HQ, a edição da AVEC conta com notas de rodapé explicativas que visam contextualizar o leitor brasileiro sobre alusões à história da Europa. “Várias das citações a personagens ou episódios históricos na edição são de fácil compreensão para os europeus, mas para que os brasileiros, que podem não conhecer tão a fundo a história da Europa, resolvemos inserir as notas para que nossos leitores tenham a melhor experiência possível”, explicou o editor Artur Vecchi.

O álbum January Jones: Corrida Contra a Morte já pode ser adquirido através do site da AVEC (http://www.avecstore.com.br) e chegará durante as próximas semanas nas principais redes de livrarias e comic-shops do país.

Sinopse

Em Corrida Contra a Morte, January Jones deixa os céus um pouco de lado para participar do Rali de Monte Carlo, uma famosa prova que existe desde 1911. Nesta aventura, Jones pilota o Viragiro, um carro revolucionário que lhe traz muitas chances de alcançar a vitória. Enquanto tenta chegar ao fim do trajeto, ela luta contra espiões alemães, corredores desleais e encara muita neve.

Inspiração 

A personalidade forte e independente de January Jones é um dos pontos altos da personagem, da mesma forma que seu visual também tem uma composição complexa e fiel à realidade da aviação na década de 1930. Questionado sobre as inspirações para a criação do visual e das atitudes da protagonista, o co-criador Eric Heuvel revelou uma curiosidade: “Eu gostava, e ainda gosto, muito das estrelas dos anos trinta. Assim para compor January Jones eu me inspirei em uma atriz chamada Ginger Rogers. Eu me baseei nela para diversos aspectos da personagem, mas estava especialmente inspirado por seu estilo de cabelo, porque eu pensei que January precisava parecer impressionante, mesmo depois de retirar seu capacete de voo”. 

Expectativa

Quando perguntado sobre a sua expectativa a respeito da chegada de sua personagem ao Brasil, Heuvel se mostrou bastante empolgado: “Até pouco tempo atrás eu nem sabia que o Brasil é um país que ama quadrinhos. Meus olhos se abriram quando eu soube do interesse de uma editora brasileira, anos atrás, em publicar algumas HQs minhas sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. E agora, depois do interesse por January Jones, eu estou empolgado e olhando para o Brasil de uma maneira totalmente diferente agora”.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena