quinta-feira, 14 de julho de 2016

A Mágica da Arrumação

de Marie Kondo (Editora Sextante)

Nós podemos até não conhecer, mas Marie Kondo é uma espécie de guru da organização, famosa no mundo todo e referência na área. A japonesa de 30 anos conta no livro que foi obcecada por arrumação a sua vida toda, sempre buscando métodos melhores e mais efetivos de deixar tudo em seu lugar. No entanto, ao longo dos anos elas foi aprendendo, na base da tentativa e erro o que funcionava, ou não quando se trata de ordenar os seus pertences dentro de uma casa. 

Com base no seu próprio aprendizado, ela desenvolveu o KonMarie, seu método para ajudar a todas as pessoas (até mesmo as mais bagunceiras) a sua mágica da arrumação que o título promete. 

Ela usa de exemplo alguns de seus clientes, que ao longo dos anos conseguiram mudar de vida, e se tornar pessoas muito mais felizes por conta de um ambiente mais ordenado. A origem deste pensamento é simples: nós perdemos muito tempo arrumando a casa todos os dias, procurando as coisas dentro de casa, colocando as coisas de volta no lugar. Mas e se nunca precisássemos arrumar a casa? Acredite, é possível.


Ela segue a seguinte ordem: 1 - desapego; 2 - guarde cada coisa em seu lugar. Claro que não é tão simples quanto parece, envolve uma quantidade de desapego bem desesperadora para nós crias do consumismo, acostumados a acumular posses. E depois disso, a fase da organização é meticulosa e deve envolver todos os aspectos da casa, todos os ambientes, pensando na rotina da pessoa.

O livro é curtinho e bem mais divertido do que eu imaginaria para um volume sobre organização.  A escrita de Marie é muito boa, e acredito que a tradução deve ter ficado boa também, deixando a leitura bem leve.

A Revista Cosmopolitan tem um vídeo bem legal, mostrando como aplicar o método KonMarie para organizar as suas maquiagens, olha só:


Eu descobri esse livro lendo uma matéria sobre organização no dia a dia (porque me esforço para deixar de ser tão bagunceira) e gostei da leitura, mas não acredito que conseguiria efetuar o método com eficiência na minha vida. Mas mesmo assim, achei a leitura extremamente válida, já me ajudou a colocar muitas coisas em ordem, e agora tenho algumas ideias bem boas de como organizar tudo, especialmente quando for morar sozinha.  

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena