quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A Última Canção de Bilbo

de J.R.R. Tolkien, com ilustrações de Pauline Baynes (Editora Martins Fontes)

Para os Tolkienmaníacos não há nada de novo neste livro em questão de conteúdo, mas o formato com certeza vai encantar até mesmo quem não conhece a obra do autor britânico. A última canção que dá nome ao livro é aquela composta pelo personagem Bilbo Bolseiro (protagonista de O Hobbit). A capítulo em que aparece esta canção é uma parte do livro O Retorno do Rei, de O Senhor dos Anéis, logo antes da partida dos hobbits para as terras imortais a convite dos elfos.



Na canção, Bilbo reflete sobre as provações passadas durante sua vida, e a calmaria que virá agora que o continente encontrou a paz após tantos anos de guerra. Ele fala com nostalgia das terras que conheceu e amou, de seu adorado condado, e reflete sobre o tipo de existência que encontrará além-mar.




A canção é uma obra lírica encantadora, e com um nível que qualidade superior que marcou toda a obra literária de Tolkien. No entanto, o grande charme deste livro é a sua edição apurada. Em poucas páginas, com uma diagramação fenomenal temos o poema de Bilbo, acompanhado pelas impecáveis ilustrações de Pauline Baynes (que segundo o prefácio seria a ilustradora preferida de Tolkien).



Cada detalhe foi pensado com carinho para agradar os fãs, uma edição com capa dura e luva, feita para realmente durar. E no final um trecho com explicações sobre trechos do poema e sobre as ilustrações. Este livro é um trabalho realmente primoroso da Editora Martins Fontes (que detém os direitos de publicação da obra de Tolkien no Brasil já há muitos anos, e não decepciona em suas edições). Vale a pena para todos que são fãs do autor, e também para quem gosta de ter livros belos em sua prateleira.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena