terça-feira, 8 de novembro de 2016

The Autobiography of Mrs. Tom Thumb

de Melanie Benjamin (Editora Random House)

Um dos personagens mais emblemáticos da era vitoriana nos Estados Unidos, Mercy Lavinia Warren Bump foi uma professora do interior que ganhou fama nacional pela sua estatura: apenas 81 centímetros. Apesar do nanismo, ela ficou conhecida por sua personalidade exuberante, e por encantar a todos com a eloquência de sua fala e velocidade de pensamento. Vinnie, como era conhecida por sua família, não deixou que sua condição a definisse, e chegou a ser muito mais do que havia sonhado.

Ainda na adolescência ela se formou como professora e lecionava na mesma escola em que estudou. Sua família não tinha muitas aspirações pra ela, acreditando que seria uma solteirona de quem os parentes sempre teriam que cuidar. No entanto, um diretor de shows circenses visitou a família ao saber de Vinnie, e a convidou para se juntar ao seu espetáculo. 

Ela aceitou o convite, mas a proposta não era o que ela esperava. O show itinerante viajava em um barco, aportando nas cidades para a realização dos espetáculos. Vinnie era exibida como uma anã que sabia cantar e recitar poemas, e se apresentava geralmente ao lado de Sylvia, uma gigante. Esse contratante a enganou, ficando com a maior parte de seus lucros.



Mais tarde, Lavinia se juntou à trupe de P.T. Barnum, um dos mais famosos donos de casas de espetáculos, circos e freak shows. Ele já era o empresário de Tom Thumb, um rapaz que também tinha nanismo e que já havia ficado famoso no país com suas turnês. Mais tarde, Barnum incentivou que os dois se casassem, como uma jogada de marketins, para apresentar uma família pequena. Mas o casal acabou se apaixonando.

Acho que o mais legal desta história, foi a forma como a autora decidiu contar a biografia de Vinnie. Em primeira pessoa, uma autobiografia, um tipo de romance histórico, com as datas e registros oficiais todos verdadeiros, mas romanceando as partes de que não podemos ter certeza na atualidade. A autora já usou um método similar em Eu Sou Alice, em que ela contou a história de Alice Liddell, que deu origem ao livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.



Gostei bastante do livro, só a história de Lavinia é muito impressionante, ela viveu por coisas que a maioria das pessoas nem pode imaginar, e nunca deixou a sua deficiência limitar o que ela queria fazer. Apesar de alguns termos mais complicados em inglês, foi uma boa leitura, e a forma como a Melanie Benjamin escreve é bem fácil de acompanhar.

Gostaria muito que esse livro ganhasse uma edição em português para que mais pessoas pudessem conhecer essa história tão encantadora. Uma curiosidade: esse foi o primeiro livro que ganhei por causa do blog, lá em 2011, foi enviado pela assessoria da autora depois que entrevistei ela depois de ler o 'Eu Sou Alice'. Demorei muito para começar, mas valeu a pena!

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena