sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Neuromancer ganha nova edição e volta ainda mais cyberpunk

A editora Aleph apresenta ao leitor uma nova edição do clássico Neuromancer, um dos grandes expoentes do movimento cyberpunk, com capa ilustrada por Josan Gonzalez – artista espanhol conhecido por retratar a forma humana de maneira intensa, expressiva e sem censura.

Escrito em 1984, o romance de estreia de William Gibson serviu de referência para as irmãs Wachowski criarem a trilogia de filmes Matrix e foi o primeiro a ganhar a chamada “tríplice coroa da ficção científica”: os prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick.

No livro, Gibson difundiu o termo cyberspace ao apresentar de forma inédita os conceitos que conhecemos hoje como internet. Prevendo um futuro em que o mundo virtual se sobressai sobre a vida real, a obra tornou-se uma referência do gênero e foi eleita pela TIME como um dos 100 melhores romances do século.

Em Neuromancer, as pessoas se conectam a uma espécie de alucinação coletiva digital, acessada via computadores. Na história, o mundo é dominado por corporações e a tecnologia está presente em todos os lugares, até mesmo nos seres humanos, que possuem implantes para o desenvolvimento de certas habilidades. O autor demonstra grande talento em criar um universo que se aproxima muito da realidade contemporânea. Parte dessa ambientação é realizada também pela utilização de marcas e referências famosas do mundo pop.

Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, esta obra distópica antevê, de modo muito preciso, vários aspectos fundamentais da sociedade em que vivemos e de sua relação com a tecnologia. A produção também contribuiu para promover a cultura cyberpunk, que apresenta um mundo tecnológico desenvolvido, mas obscuro, caótico e violento.

Neuromancer é o primeiro volume da chamada Trilogia do Sprawl. A Aleph também pretende lançar novas edições das continuações Count Zero e Mona Lisa Overdrive, que estão esgotadas no catálogo da editora.

SinopseNeuromancer conta a história de Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da matrix. Como punição por tentar enganar os patrões, seu sistema nervoso foi contaminado por uma toxina que o impede de entrar no mundo virtual. Agora, ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, cometendo pequenos crimes para sobreviver, e acaba se envolvendo em uma jornada que mudará para sempre o mundo e a percepção da realidade.

DROPS

• Em 2014, a Aleph lançou uma edição comemorativa de 30 anos do livro, com um projeto gráfico inovador, e que inclui prefácio do autor escrito especialmente para o público brasileiro, além de três contos inéditos no país e ambientados no universo Sprawl: Johnny Mnemônico, Hotel New Rose e Queimando Cromo (os contos trazem personagens e eventos presentes no livro);

• O ilustrador Josan Gonzalez publicou através do Kickstarter uma coletânea de seus trabalhos intitulada The Future Is Now, com imagens que retratam um futuro distópico e próximo do nosso;

• Por servir de referência para a criação da trilogia de filmes Matrix, o universo de Gibson acabou ganhando ainda mais popularidade na virada do século.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena