sábado, 26 de julho de 2014

50 livros que todo jovem deve ler

A leitura é uma das atividades que mais tem o poder de mudar opiniões e valores. Por isso, para jovens que ainda estão em processo de formação e conhecendo o mundo, existem alguns livros que podem ser importantes para o momento em que eles estão. Confira a lista de 50 obras que todo jovem deve ler, do Livros e Pessoas:

1 – O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald : O livro se passa em Nova York dos anos 20 e faz uma crítica ao “sonho americano”.

2 – A Metamorfose, Franz Kafka: Neste livro conhecemos Gregor Samsa, um jovem que, um dia, ao acordar, percebe que se transformou em um grande inseto asqueroso. (Já li e é ótimo, tem resenha aqui, dos primórdios do blog.)

3 – Bartleby, O Escrivão, de Herman Melville: O livro é narrado por um advogado que contrata um jovem para ser seu escrivão, entretanto, o rapaz age de maneira estranha: a única coisa que ele diz é “Eu preferia não fazer”.

4 – Dom Quixote, de Miguel de Cervantes: Em Dom Quixote conhecemos um fidalgo que após, ler muitas obras de cavalaria, enlouquece e passa a acreditar que é um cavaleiro.

5 – Candido, de Voltaire: Neste livro, Voltaire apresenta aos leitores a história do jovem Candido, um rapaz que está entrando na vida adulta e acaba passando por várias experiências neste processo.

6 – Crime e Castigo, de Fiodor Dostoievski: Crime e Castigo é um romance russo que narra a história de um jovem que comete um assassinato e vê sua vida mudar drasticamente depois deste acontecimento. (Não escondo que adoro os russos né, e Dostoiévski é sempre muito bom, a resenha está aqui.)

7 – 1984, de George Orwell: 1984 é um livro escrito na década de 40 que conta a história de um mundo dominado por ditadores e em que as pessoas não possuem liberdade ou privacidade. (Quando terminei de ler, pensei muito sobre a história, mas acabei não fazendo resenha :/)

8 – Coração das Trevas, de Joseph Conrad: Neste livro conhecemos Charles Marlow, um homem inglês que conta para os amigos em um bar suas aventuras dentro de um barco nos rios africanos. (Deu origem ao roteiro de Apocalipse Now, e só não tem resenha porque li antes de ter o blog, mas um dia quando eu reler escrevo meus pensamentos sobre.)

9 – A Rua das Ilusões Perdidas, de John Steinbeck: Em A Rua das Ilusões Perdidas, o autor nos apresenta uma pequena família norte-americana que vive nos piores meses da Grande Depressão dos Estados Unidos.

10 – Adeus às Armas, Ernest Hemingway: O livro mostra a história de um tenente norte-americano Frederic Henry, que serve no exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial como condutor de ambulâncias.

11 – Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens: O livro de Charles Dickens é um romance que fala sobre traição, vingança, além da brutalidade das guerras.

12 – Fahrenheit 451, de Ray Bradbury: No livro de Ray Bradbury, somos apresentados a um futuro em que todos os livros são proibidos e o pensamento crítico é oprimido pelas forças vigentes.

13 – Almas Mortas, de Nikolai Gogol: Nikolai Gogol foi um autor russo que em sua obra incompleta Almas Mortas conta a história de um burocrata afastado do serviço público por desonestidade.

14 – Laranja Mecânica, de Anthony Burgess: Inspiração para a adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick, o livro Laranja Mecânica discute a relação entre entretenimento, violência e controle mental.

15 – O Mestre e a Margarida, de Mikhail Bulgákov: Escrito durante o regime comunista na Rússia, este livro conta a história da chegada do diabo à Moscou.

16 – Amada, de Toni Morrison: Amada é o livro mais conhecida da ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 1993, Toni Morrison. Nele, conhecemos Sethe, uma ex-escrava que vive na época do fim da guerra civil dos Estados Unidos.

17 – O Homem Invisível, de Ralph Ellison: Este livro de Ralph Ellison conta a agonia de um homem negro vivendo na época da segregação social nos Estados Unidos no meio de homens brancos.

18 – My Ántonia, de Willa Cather: No livro de Willa Cather, o jovem Jim Burden começa a morar no interior do estado norte-americano de Nebraska após a morte dos pais e se apaixona pela jovem Ántonia.

19 – O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë: Uma das maiores histórias de amor da literatura, em O Morro dos Ventos Uivantes conhecemos Heathcliff e Catherine, duas pessoas que se amam mas não conseguem ficar juntas. (Um dos romances mais sombrios e tristes e lindos desta vida, vem ler minha resenha aqui.)

20 – O Manifesto Comunista, Karl Marx: No Manifesto Comunista, os leitores podem conhecer os princípios estruturais do comunismo e entender a importância desse movimento para a história da humanidade.

21 – O Príncipe, de Maquiavel: Você conhece a frase “os fins justificam os meios”? Ela foi escrita no livro O Príncipe, de Maquiavel, que explica como um governante deve se portar para que seu povo o ama e o tema.

22 – O Estrangeiro, de Albert Camus: Neste livro, conhecemos a história de um homem chamado Meursault que se sente um estrangeiro em relação a tudo que ele vive.

23 – O Ser e o Nada, de Jean-Paul Sartre: Na obra do filósofo Jean-Paul Sarte, vemos o início do existencialismo, vertente da filosofia que vê a consciência humana como transcendente.

24 – A Divina Comédia, de Dante: Um dos livros mais famosos da história, A Divina Comédia é contada por meio de poemas e acompanhamos a trajetória de um cristão após a sua morte.

25 – Hamlet, de William Shakespeare: Hamlet é uma das obras mais conhecidas de William Shakespeare. Nela, vemos o jovem Hamlet planejando a vingança da morte do seu pai, o rei, causada por seu irmão, que roubou o trono. (Uma das minhas favoritas de Shakespeare, tem resenha da HQ por aqui.)

26 – O Paraíso Perdido, de John Milton: Conta por meio de poemas a história cristã sobre a queda do homem, ou seja, a tentação de Eva e a expulsão dos dois do Jardim do Éden.

27 – O Rio que Saía do Éden, de Richard Dawkins: De um dos maiores biólogos da atualidade. Em seu livro “O Rio que Saía do Éden”, ele explica com uma linguagem fácil as principais teorias e evidências do evolucionismo.

28 – A Odisséia, de Homero: Elaborada por volta do século VIII a.C., a obra contra a história de Odisseu, um dos heróis da Guerra de Tróia. (Outro lido antes do blog, onde você reconhece muitas referências que não sabiam que eram tão antigas.)

29 – Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões: Os Lusíadas é uma epopeia portuguesa que mostra a coragem e a glória do povo português durante as descobertas marítimas.

30 – As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift: A obra é uma das mais conhecidas da história e conta a história de Gulliver, homem que sofre um naufrágio de navio e acaba conhecer uma ilha em que todos os habitantes são extremamente pequenos.

31 – Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley: Neste livro, somos apresentados a um futuro em que a genética humana é totalmente controlada pelas pessoas, e isso tem fortes impactos na sociedade.

32 – Lolita, de Vladimir Nabokov: Lolita é um livro em primeira pessoa, narrado por Humbert Humbert, professor de francês que se apaixona pela sua enteada de doze anos. (Em parte doentio, em parte poético, tive reações adversas à leitura, vem ver a resenha aqui.)

33 – O Primo Basílio, de Eça de Queirós: O Primo Basílio é uma das principais obras realistas, em que somos apresentados a Luísa, uma moça que vive em uma típica família burguesa, mas que cultiva uma grande paixão escondida por seu primo Basílio.

34 – Orgulho e Preconceito, de Jane Austen: A história é um romance histórico ambientado na Inglaterra do século XIX e conta a história de amor entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. (Está no meu Top 5 com certeza, um dos livros mais belos já escritos da nossa diva Austen <3, já li e reli muitas vezes, mas nunca resenhei. Mas você pode ler mais sobre a Jane aqui.)

35 – O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde: Neste livro conhecemos Dorian Gray, um jovem que acaba amando demais a sua aparência e deixando de lado o seu interior. (Possivelmente meu favorito, junto com O&P, adoro o humor e a sagacidade do Oscar Wilde. Tem resenha só da HQ.)

36 – Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez: Em uma das obras mais famosas do autor, somos apresentados à família Buendía – Igarán, fundadora da cidade de Macondo. (Um dos livros mais belos e mais bem escritos já feitos, só me prometa que você também vai ler, e daí vai entender. Não fiz resenha dele, mas comentei sobre no Meme de um Mês.)

37 – Frankstein, de Mary Shelley: O livro conta a história de Victor Frankenstein, estudante de medicina que decidir dar vida a um monstro em seu laboratório.

38 – A Ilíada, de Homero: A Ilíada é um poema épico grego que narra o período de aproximadamente 50 dias entre o décimo e último ano da Guerra de Tróia e cuja gênese radica na ira, de Aquiles. (Mais um que li antes do blog, mas que com certeza vale a pena.)

39 – O Último dos Moicanos, de James Fenimore Cooper: Ambientado na época de formação dos Estados Unidos da América no século XVIII, o livro segue a trajetória de diferentes personagens em diversas situações desafiadoras.

40 – O Mundo se Despedaça, de Chinua Achebe: O autor nigeriano Chinua Achebe conta em seu livro o choque de cultura e valores que ocorreram entre os colonos ingleses e as tribos do seu país durante a época da colonização.

41 – A Cor Púrpura, de Alice Walker: Neste livro, ganhador do Prêmio Pulitzer de 1983, conhecemos a história de uma garota chamada Celie, de 14 anos, que é abusada sexualmente do próprio pai e tem dois filhos com ele.

42 – Jane Eyre, de Charlotte Brontë: Em Jane Eyre, somos apresentados a Jane, uma professora que passa a ser tutora de uma menina que mora em um castelo no interior da Inglaterra. Na história, Jane se apaixona pelo pai da criança, Edward Rochester.

43 – O Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau: Um dos filósofos mais importantes do século XVIII e em seu livro ele explica o conceito de contrato social, ou seja, um contrato imaginário que todos concordamos para podermos viver em sociedade.

44 – Assim Falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche: Neste livro Nietzsche narra a história de Zaratustra, um filósofo da antiga Pérsia que participou da fundação do Zoroatrismo. O livro possui tanto informações reais quanto fictícias, por isso, fique atento durante a leitura.

45 – O Ramo de Ouro, de James George Frazer: O Ramo de Ouro é uma das principais obras para quem deseja conhecer mais sobre a antropologia envolvida com a religião, mitos e lendas da história das sociedades.

46 – Guerra e Paz, de Liev Tolstoi: Guerra e Paz narra um romance que acontece na Rússia durante a época de Napoleão Bonaparte, contando as guerras napoleônicas russas.

47 – Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe: Os Sofrimentos do Jovem Werther é responsável pelo surgimento de um dos maiores movimentos literários no mundo: o romantismo. (É triste, é depressivo, mas é a coisa mais linda, eu li quando era novinha e não me lembro de tudo com clareza, mas sei que é um livro maravilhoso.)

48 – Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking: O livro foi escrito por um dos maiores físicos da atualidade, Stephen Hawking. Nele, o autor escreve sobre teorias físicas com uma linguagem simples, desde o surgimento do mundo até os dias atuais.

49 – A Arte da Guerra, de Sun Tzu: O livro escrito por Sun Tzu, apesar de fornecer ideias e estratégias para campos de batalhas, também contem dicas de planejamento para a vida pessoal e profissional. (Vale a leitura, mas depende muito da interpretação de cada pessoa, pode funcionar ou não.)

50 – Ulisses, de James Joyce: Ulisses se inspira na obra Odisséia, de Homero, para contar a história de Leopold Bloom e Stephen Dedalus ao longo das 24 horas de um dia: 16 de junho de 1904.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena